O investimento do GDF tem objetivo de prevenir alagamentos na cidade durante período de chuvas intensas
A infraestrutura de drenagem urbana de Ceilândia está sendo reestruturada com objetivo de evitar os alagamentos das ruas da cidade em períodos de chuvas intensas. Para isso, Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo intervenções nas galerias pluviais e realizando limpezas, desobstrução e substituição das bocas de lobo, em todas as regiões de Ceilândia.
Nos últimos três meses, a Administração Regional de Ceilândia, a Novacap e o programa GDF Presente, substituíram 54 tampas de bocas de lobo. Deste total, 13 tampas foram trocadas em dezembro, 21 em janeiro e 20 em fevereiro. O trabalho contemplou diversos setores, como as avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo, Setor P Sul e Setor O, por exemplo.
O administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende, estima que a cidade possui cerca de 10 mil bocas de lobo. “Muitas destas estruturas sofrem danos causados por veículos, especialmente aquelas localizadas próximas a retornos, por raízes de árvores e pelo acúmulo de lixo e detritos, que podem causar entupimentos”, explica.
Dilson Resende destaca, ainda, que o trabalho do GDF, de limpeza das estruturas, é realizado por meio dos caminhões desobstruidores, que são equipados com máquinas modernas de sucção, por exmeplo. O investimento garante maior rapidez e eficácia na manutenção das bocas de lobo.
Em 2024, mais de 3,3 mil metros de rede de drenagem foram desobstruídos em Ceilândia, e outros 18 metros reconstruídos pela Novacap. Além disso, a cidade teve 43 metros de rede de drenagem construídos. No que diz respeito às bocas de lobo, 485 delas foram limpas, 365 foram reparadas e seis foram entregues novas, na região administrativa.
O coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Rodrigo Caverna, destaca que as ações do programa em Ceilândia são resultado da parceria atuante entre as equipes de manutenção e de gestão do governo, que têm contribuído significativamente para reduzir os riscos urbanos nas cidades do DF. Segundo Caverna, a ação conjunta – Novacap, GDF Presente e Administrações Regionais – faz toda a diferença para a qualidade de vida das comunidades, além de, destacar o compromisso do GDF na promoção de melhor qualidade de vida para toda a população.
Serviço
Qualquer cidadão pode solicitar serviços pessoalmente nas administrações regionais. Em Ceilândia, o atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h. Pela internet também é possível solicitar serviços, no endereço: www.participa.df.gov.br, ou pelo telefone, no número 162 da Ouvidoria do GDF.
Com informações da Ascom Ceilândia
Reportagem, Fotos e Vídeos: Agência Brasília