Início#CLDFDocumentários e um curta ficcional encerram disputa pelo Troféu Câmara Legislativa

Documentários e um curta ficcional encerram disputa pelo Troféu Câmara Legislativa

Publicado em


Documentários e um curta ficcional encerram disputa pelo Troféu Câmara Legislativa

Mostra Brasília, exclusiva para filmes do DF no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, termina nesta sexta-feira (19). Vencedores da premiação serão conhecidos amanhã

Três produções do Distrito Federal – dois documentários (longa e curta-metragem) e um curta ficcional – encerram a programação da Mostra Brasília, nesta sexta-feira (19). Junto com outros 13 filmes, exibidos desde segunda-feira (15), estão concorrendo ao 27º Troféu Câmara Legislativa, num total de R$ 298 mil em prêmios. O resultado será anunciado amanhã durante a cerimônia de encerramento do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Quem abre a sessão de hoje é o curta de ficção O Cheiro do Seu Cabelo, dirigido por Clara Maria Matos. O filme conta a história de Feijão, que, no dia de seu oitavo aniversário, deseja visitar a casa da avó que não chegou a conhecer e é guiada por um cheiro familiar.

O segundo curta da programação é Rocha: Substantivo Feminino. Totalmente realizado por mulheres, tem na direção Larissa Corino e Patrícia Meschick. O documentário acompanha, no Parque dos Pireneus, um coletivo de mulheres que expressa suas percepções sobre a escalada.

Menino quem foi seu mestre? é o título do documentário de longa-metragem que fecha a Mostra Brasília nesta sexta-feira. Dirigido por Rafael Ribeiro Gontijo e Sandra Bernardes, a obra leva à tela a história da capoeira no DF, contada pelos primeiros mestres que, de maneiras diversas, foram formados na região: Mestre Tabosa, Mestre Adilson, Mestre Paulão, Mestre Danadinho e Mestre Pombo de Ouro.

A exibição dos filmes – com entrada franca em todos os locais – começa às 15 horas, no Complexo Cultural Planaltina. Nas unidades do SESC do Gama e Ceilândia, passam às 19h45. Também podem ser vistos no SESC 504 Sul, às 11 horas do dia seguinte.

Na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília, sede do Festival de Brasília, as produções brasilienses são apresentadas às 18 horas. Após a exibição, o público é convidado a participar do debate sobre os filmes que concorrem ao 27º Troféu Câmara Legislativa, com início as 21h15, no mesmo local.

Mostra Brasília – 27º Troféu Câmara Legislativa

Sexta-feira (19/9)

O Cheiro do Seu Cabelo, de Clara Maria Matos

Ficção, 16m54s, 2025
Classificação indicativa: livre

 

O Cheiro do Seu Cabelo (Divulgação)

Sobre a diretora

Clara Maria Matos é graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e especializada em direção de ficção pela Escuela Internacional de Cine y TV em Cuba. Atua como atriz, diretora, roteirista e produtora cultural. Transita entre cinema, teatro e música, transformando ancestralidade, memória e crítica social em universos fantásticos, em busca da alquimia entre poesia e política.

 

Rocha: Substantivo Feminino, de Larissa Corino e Patrícia Meschick

Documentário, 25 min, 2025
Classificação indicativa: livre
 

Rocha: Substantivo Feminino (Divulgação)

Sobre as diretoras

Larissa Corino e Patrícia Meschick são profissionais do audiovisual, escaladoras e diretoras do documentário Rocha: Substantivo Feminino, que alia a paixão delas pela escalada e pela luta por mais visibilidade e inclusão para mulheres. A dupla de diretoras diz acreditar no poder do audiovisual como ferramenta de transformação social e que segue comprometida com a promoção da diversidade em suas produções.
 

Menino quem foi seu mestre?, de Rafael Ribeiro Gontijo e Sandra Bernardes

Documentário, 86 min, 2025
Classificação indicativa: livre
 

Menino Quem Foi Seu Mestre? (Divulgação)

Sobre os diretores

Rafael Ribeiro Gontijo dirigiu e roteirizou o curta Inflamável, exibido no ano passado no Festival de Brasília e em outros festivais nacionais e internacionais. Atualmente, finaliza filme intitulado Ponte. Também atua como diretor de fotografia. Sandra Bernardes é diretora e roteirista do curta Além do sonho e, ainda, escritora e editora de publicações sobre patrimônio arquitetônico e cultural. Seu livro “Quem construiu Brasília”, lançado em 2024, foi distribuído nas escolas públicas do DF.



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar