A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do Distrito Federal promove, de 11 a 15 de agosto, a Semana de Combate ao Feminicídio, que contará com exposição temática, mesas de conversa com estudantes do ensino médio e uma sessão solene.
Neste ano, o tema da semana é “Falando delas com eles: reflexão, diálogo e empatia” e será voltada principalmente ao público jovem: estudantes de ensino médio das escolas públicas do DF.
A procuradora da Mulher, deputada Paula Belmonte (Cidadania), ressalta que esta é uma forma de aumentar a conscientização e a sensibilidade dos homens para o problema. “A violência contra a mulher é uma pauta que deve ser de toda a sociedade. Precisamos avançar de forma que a mulher esteja segura e protegida em casa e nas ruas, com seus direitos respeitados”, destaca.
A programação começa com a abertura da exposição Feminicídio na Mídia, na segunda-feira (11), às 16h30. A mostra é fruto da pesquisa da professora Anna Maduro, que investigou a linguagem utilizada em notícias publicadas entre 2000 e 2024 sobre violência contra a mulher e evidencia que apenas 5,71% das matérias jornalísticas analisadas fazem menção ao Ligue 180. Além disso, os dados revelam que a escolha linguística não é neutra: carrega efeitos discursivo-pragmáticos, o que compromete a conscientização dos efeitos nocivos da violência contra a mulher para a sociedade.
Programação conta com rodas de diálogo
De terça-feira (12) a sexta-feira (15), haverá rodas de diálogo, com foco em prevenção à violência contra mulher. Participarão representantes das forças de segurança do DF, incluindo delegacias especializadas no atendimento à mulher e no combate aos crimes cibernéticos, além da Polícia Militar; lideranças de projetos sociais voltados à proteção feminina; profissionais da psicologia; e pesquisadoras que desenvolvem estudos sobre a violência de gênero. As conversas ocorrerão na Sala de Comissões, de 8h30 às 11h.
A Semana também contará com uma sessão solene, na quarta-feira (13), às 19h, com entrega de moções de louvor a pessoas que atuam no combate à violência contra a mulher no DF, no auditório. No encerramento da programação, na sexta-feira (15), às 11h, haverá a encenação da peça Os filhos dela, da Cia Elefante Branco, que dá ênfase à vida dos órfãos que perderam as mães vítimas da violência contra a mulher.
*Com informações da assessoria da deputada Paula Belmonte.