A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/Cepema), instaurou inquérito policial e indiciou um homem de 47 anos pelo crime de maus-tratos a animais. O indivíduo abandonou duas cadelas da família em uma área de mata, na região da Pedra Fundamental, em Planaltina-DF, após o fim da união estável com a companheira.
Segundo a ex-companheira, 40, as cadelas Chiara e Mia, ambas com cerca de oito anos, faziam parte da família desde filhotes. Após a separação, o homem teria informado, sem prévia autorização da ex-companheira, que havia entregue os animais para adoção. No entanto, após diversas tentativas de localizar os animais em abrigos, a mulher descobriu que elas não haviam sido encaminhadas a nenhum local de acolhimento.
Ouvido pela autoridade policial, o investigado afirmou que, no dia 19 de julho, soltou os animais em uma mata localizada na região da Pedra Fundamental. O envolvido afirmou que permaneceu no local por cerca de uma hora,chamamando as cadelas, mas foi embora antes do retorno dos animais.
Após o registro da ocorrência e o início da investigação, uma equipe da DRCA esteve no local, mas não conseguiu localizar as cadelas. Diante da comoção gerada nas redes sociais, uma campanha de mobilização foi iniciada e, na manhã de 31 de julho de 2025, Chiara e Mia foram finalmente encontradas em segurança.
A PCDF ressalta que o abandono de animais configura crime de maus-tratos previsto no artigo 32, parag 1-A, da Lei nº 9.605/98, e reforça o compromisso institucional com a repressão a crimes contra os animais.
Assessoria de Comunicação/Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação!