- PUBLICIDADE -
Início#SEGURANÇA PÚBLICAPCDF identifica depósito de insumos ligados à falsificação de cigarros no DF

PCDF identifica depósito de insumos ligados à falsificação de cigarros no DF

Publicado em

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor/PCDF), deflagrou nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, uma operação para cumprimento de dois mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, foi localizada uma grande quantidade de insumos e materiais utilizados na falsificação de cigarros paraguaios em um galpão situado no Polo JK, em Santa Maria/DF.

A ação contou com a participação de 20 policiais civis e apoio aéreo da Divisão de Operações Aéreas (DOA/PCDF), além da Polícia Rodoviária Federal no Distrito Federal (PRF/DF), que prestou suporte operacional. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aproximadamente 360 mil maços de cigarros prontos para distribuição — mercadoria que poderia alcançar cerca de R$ 2 milhões no mercado ilegal. Também foram encontrados cerca de 4,8 toneladas de fumo, além de embalagens, filtros e um equipamento de secagem artesanal utilizado no processamento do tabaco.

No momento da operação, não foram constatadas atividades de produção em funcionamento, o que indica que o local estaria em processo de desativação. Ainda assim, os materiais, insumos e equipamentos encontrados evidenciam a estrutura de um esquema voltado à fabricação e distribuição de cigarros ilegais no Distrito Federal.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos, que poderão responder pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do Código Penal), organização criminosa (art. 2º, caput, da Lei nº 12.850/2013) e crimes contra as relações de consumo (art. 7º, II e IX, da Lei nº 8.137/1990), cujas penas somadas podem variar de 6 a 16 anos de reclusão, além de multa.


Assessoria de Comunicação – PCDF
PCDF, excelência na investigação





Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar