A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (DIAM), dos Departamentos de Polícia Técnica (DPT) e Atividades Especiais (Depate) e da Administração Regional de Arniqueira, em parceria com a Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil, promoveram, no sábado, 2, das 9h às 14h, na Administração Regional de Arniqueira, o evento de lançamento do projeto Seja Sua Própria Heroína, como parte da campanha nacional Agosto Lilás.
O Agosto Lilás é uma campanha nacional de conscientização inspirada na Lei Maria da Penha, que neste mês completa mais um ano de vigência. A iniciativa tem como propósito mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher — seja ela física, psicológica, sexual, moral, virtual ou patrimonial — além de divulgar os direitos garantidos pela legislação e os serviços especializados disponíveis para acolher e proteger as vítimas.
A ação contou com uma programação diversificada voltada ao fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, com destaque para a oferta de serviços gratuitos nas áreas de psicologia e jurídica, por meio da Rede Internacional de Proteção à Vítima Laço Branco Brasil, promovendo acolhimento, orientação e cidadania.
A Administração Regional de Arniqueira foi fundamental para a realização do evento, oferecendo não apenas a estrutura física e a segurança necessárias, mas também apoio logístico, organização, divulgação e uma base sólida para a execução das atividades. Além disso, promoveu serviços gratuitos voltados ao bem-estar da população, como cortes de cabelo masculino e feminino, sobrancelha, maquiagem, palestra sobre empreendedorismo, educação no trânsito, dicas de saúde dentre outros.
Durante o evento, foi possível obter a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de outros serviços de cidadania. A população também conheceu de perto o trabalho técnico-científico dos Institutos de Criminalística e de Identificação, unidades do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que estavam presentes com exposições institucionais sobre suas atividades, avanços tecnológicos e importância na promoção da justiça.
Um dos destaques da programação foi a apresentação dos cães da Seção de Operações com Cães da Divisão de Operações Especiais (DOE), que demonstraram suas habilidades e encantaram o público com disciplina, preparo e carisma. A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil com a integração comunitária e a valorização dos seus profissionais e unidades especializadas.
O projeto Seja Sua Própria Heroína, desenvolvido pela DIAM, por meio do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, da DEAM II, incentiva cada mulher a reconhecer-se como protagonista da própria história — especialmente ao buscar apoio da Polícia Civil para proteger sua vida ou a de outras mulheres. O projeto valoriza o fortalecimento da autoestima, da autoconfiança e da identidade, elementos essenciais para a superação de desafios e a conquista da independência emocional e financeira.
O evento foi aberto ao público, representando uma oportunidade de aproximação com a comunidade, reforçando o papel da Administração Regional de Arniqueira, da Polícia Civil do Distrito Federal e do Governo do Distrito Federal, na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da cidadania.
Assessoria de Comunicação/Ascom/DGPC