A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 26ª DP (Samambaia), deflagrou, nesta quarta-feira (29), a Operação Redenção, com o objetivo de cumprir oito medidas judiciais, sendo três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal do Júri de Samambaia.
A operação visa colher provas e prender três indivíduos, de 30, 21 e 20 anos de idade, investigados pela participação no homicídio de um adolescente de 14 anos, cujo corpo foi encontrado no Recanto do Jacaré, em Samambaia-DF, na tarde do dia 7 de janeiro de 2025. O crime chocou a comunidade pela sua brutalidade, uma vez que a vítima apresentava sinais de tortura, esgorjamento, a mão decepada e foi atingida por 32 golpes de facão.
Investigações preliminares apontaram que o adolescente teria se envolvido com o tráfico de drogas há pouco mais de um ano, auxiliando membros de uma facção criminosa na venda de entorpecentes, atuando nos pontos de comercialização e substituindo outros integrantes do grupo sempre que necessário. Durante esse período, ele supostamente desviou dinheiro e drogas, o que levou o líder do tráfico da região a ordenar sua execução como forma de punição e demonstração de poder.
Os alvos da operação incluem o líder, responsável por ordenar o homicídio, e dois executores diretos do crime. Os mandados foram cumpridos nas regiões administrativas de Recanto das Emas e Samambaia.
Cabe ressaltar que a 26ª DP já havia prendido dois outros indivíduos envolvidos no mesmo crime, no dia 11 de janeiro de 2025, durante diligências realizadas logo após o corpo da vítima ser encontrado.
A Operação Redenção reforça o compromisso da Polícia Civil do Distrito Federal com o combate ao crime organizado e a promoção da justiça para os casos de violência extrema que afetam a sociedade.
A autoridade policial da 26ª DP informa que ainda estão foragidos: William Silva Miranda, conhecido por “Chuchu” ou “Papai” (30 anos); Matheus Cruz Souza, conhecido por “Suetam” (21 anos) e Ruan Felipe Barbosa Oliveira, conhecido por “Zaroio” (20 anos). Denúncias canais PCDF: Disque-Denúncia (197); site oficial da PCDF e ou delegacia mais próxima. Sigilo absoluto do denunciante. O crime aparece. Você não! Ajude a PCDF a prender criminosos! As imagens digitais dos foragidos estão disponíveis em todas as unidades policiais do DF.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação