- PUBLICIDADE -
Início#SEGURANÇA PÚBLICAArtigo científico publicado por delegada da DECRIN em revista acadêmica da Universidade...

Artigo científico publicado por delegada da DECRIN em revista acadêmica da Universidade de Brasília destaca iniciativa inédita da PCDF na proteção à liberdade religiosa

Publicado em

A Polícia Civil do Distrito Federal acaba de se tornar destaque em publicação acadêmica de referência nacional com a divulgação de seu Procedimento Operacional Padrão (POP) da Diversidade Religiosa, medida inédita entre instituições policiais do Brasil. O artigo que apresenta o protocolo foi publicado na Revista Calundu (v.9, n.1/2025), vinculada à Universidade de Brasília (UnB), e assinado pela delegada Cyntia Cristina de Carvalho e Silva (DECRIN/PCDF) em coautoria com a professora Tânia Mara Campos de Almeida, do Departamento de Sociologia da UnB.

O POP da Diversidade Religiosa foi instituído pela Corregedoria-Geral da PCDF em 2024 e passou a ser norma interna obrigatória em todas as delegacias do DF. Ele estabelece diretrizes para o atendimento, acolhimento e investigação de crimes relacionados à liberdade de crença e à intolerância religiosa, além de orientar a conduta institucional frente à diversidade de convicções religiosas e filosóficas — tanto no atendimento ao público quanto nas relações internas entre servidores.

O protocolo é resultado de uma pesquisa coordenada pela delegada Cyntia em conjunto com o Comitê Distrital da Diversidade Religiosa, que ouviu 18 grupos religiosos e de convicções filosóficas atuantes no DF. A escuta plural subsidiou a construção de diretrizes práticas para atuação policial mais qualificada, humanizada e alinhada aos direitos fundamentais.

“Nosso objetivo é garantir que toda a atuação da PCDF seja orientada pelo respeito à diversidade, pela proteção das vítimas e pela investigação adequada das violações ao direito de liberdade religiosa. O POP é uma ferramenta pedagógica, prática e institucional que ajuda a transformar isso em realidade cotidiana”, explica a delegada Cyntia.

A publicação acadêmica reconhece o protocolo como um marco nacional, que pode servir de modelo para outras áreas da administração pública, como saúde e educação, e para órgãos de justiça e segurança em todo o país. O artigo ressalta ainda que o POP é instrumento vivo, aberto a atualizações e melhorias a partir da experiência acumulada nas unidades da Polícia Civil do DF.

Acesse o artigo na íntegra:

https://periodicos.unb.br/index.php/revistacalundu/article/view/58731/42828

Acesse o POP completo:

https://www.pcdf.df.gov.br/images/DIVICOM/2025/Conjunto_POPS.pdf


Assessoria de Comunicação – PCDF
PCDF, excelência na investigação





Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar