Início#EDUCAÇÃOVia de acesso à EC Aguilhada será pavimentada – Secretaria de Estado...

Via de acesso à EC Aguilhada será pavimentada – Secretaria de Estado de Educação

Publicado em


Com investimento de R$ 3,6 milhões, a obra integra o Caminho das Escolas

Por Agência Brasília | Edição: Paulo Soares

 

Além dos estudantes, a obra irá beneficiar os produtores rurais da região. Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

A vida de pais, estudantes e educadores da Escola Classe Aguilhada, em São Sebastião, está prestes a ficar mais fácil. A governadora em exercício Celina Leão assinou, nesta terça-feira (14), a ordem de serviço para pavimentação da via de acesso ao colégio, por meio do programa Caminho das Escolas.

 

Trazer quatro quilômetros de asfalto para uma escola rural é trazer cidadania para as crianças que todos os dias pegavam uma estrada de terra, chegavam já em uma condição de falta de cidadania mesmo, chegando todo sujo às vezes, por conta da terra — ou é poeira ou é lama. E essa realidade vai mudar. Estamos prestigiando aquilo que a gente entende como sendo a mola que vai desenvolver a sociedade, que é a educação”, destacou a governadora em exercício.

Quatro quilômetros serão pavimentados, desde o entroncamento com a BR-251 até a porta da rede de ensino. Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

 

Os quatro quilômetros que serão pavimentados contemplam o trecho que vai desde o entroncamento com a BR-251 até a porta da Escola Classe. Além do asfalto, serão feitos sistema de captação de água da chuva e sinalização horizontal e vertical. O investimento é de R$ 3,6 milhões, com geração de 50 empregos diretos.

 

A gente tem realizado aí, em todo o Distrito Federal, várias pavimentações pelo Caminho das Escolas. O que significa isso? Significa saúde para as nossas crianças”, ressaltou o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior.

 

Segundo o presidente, desde 2019, já foram pavimentados quase 100 km de estradas de acesso a unidades de ensino: “O que é muita coisa, porque, normalmente, são pequenos trechos que levam às escolas, trechos de 3 km, 4 km, como esse aqui. Se você somar, para dar quase 100 km, são muitas escolas que já foram atendidas”.

 

Atualmente, a Escola Classe Aguilhada atende a 168 estudantes, na educação infantil e no ensino fundamental, do 1º ao 9º anos. “Geralmente, os alunos das escolas do campo vêm de ônibus, a gente tem transporte escolar para atender a área rural. Agora você imagina um ônibus subir uma ladeira [sem asfalto] na chuva, chega a abrir valas, o ônibus atola… E o professor vem no seu carro ou na sua moto. Então, tudo isso é dignidade tanto para os estudantes e suas famílias quanto para quem trabalha nas escolas do campo”, reforçou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

 

A secretária de educação, Hélvia Paranaguá, acompanhou a governadora em exercício, Celina Leão, no evento de assinatura da ordem de serviço. Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

De fato, todas as cerca de 500 famílias que vivem na região serão beneficiadas. O produtor rural Giliardi Bento, por exemplo, não tem mais filhos estudando na unidade, mas celebrou a pavimentação.

 

Meus filhos estudaram aqui e, na época, nós tínhamos problemas com atoleiro de ônibus, ônibus quebrando, era uma complicação muito grande. Hoje, com a vinda desse asfalto, vai melhorar inclusive para eles, minha filha mais velha está fazendo faculdade, vai precisar ir para a cidade. Vai ser uma bênção enorme aqui para a nossa região”, apontou.

 

O produtor ainda acrescentou que, com a via pavimentada, será mais fácil escoar a produção, levando produtos que, inclusive, são entregues a escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “A gente entrega em todas as escolas de São Sebastião, vai ajudar também a ir para a feira no fim de semana, não teremos mais aquele transtorno. É o progresso chegando na Aguilhada”, comemorou Giliardi.

 

 

 

 



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar