- PUBLICIDADE -
Início#EDUCAÇÃOServidores do DF visitam Manaus em missão sobre ensino com tecnologia –...

Servidores do DF visitam Manaus em missão sobre ensino com tecnologia – Secretaria de Estado de Educação

Publicado em


Ensino a distância, laboratórios móveis e robótica marcam imersão ao Amazonas

Por Tainá Morais, Secex/SEEDF

 

Servidores da Secretaria de Educação do DF em agenda técnica no Amazonas para conhecer experiências em ensino mediado por tecnologia. Euzivaldo Queiroz/Seduc Am.

 

Durante três dias de imersão em solo amazonense, uma comitiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal participou de agenda técnica em Manaus com foco na troca de experiências e na busca por soluções em educação mediada por tecnologia. O grupo, formado por 11 servidores, foi liderado pelo secretário executivo de Educação do DF, Isaias Aparecido. A programação teve início na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc-AM), onde os visitantes conheceram a estrutura do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Referência nacional, o centro é responsável pela transmissão de aulas ao vivo via satélite para milhares de estudantes em comunidades remotas.

 

Atualmente, o Centro de Mídias atende mais de 25 mil alunos, em mais de 2 mil salas de aula distribuídas por 700 comunidades nos 62 municípios do Amazonas. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem. Além das aulas regulares, o Cemeam também transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e com diferentes departamentos da Secretaria. A equipe do DF pôde acompanhar de perto como ocorrem as gravações, a logística de transmissão e a atuação dos docentes em estúdios preparados para garantir a qualidade pedagógica mesmo a longas distâncias.

 

Ver o Amazonas transformar barreiras geográficas em oportunidades pedagógicas, com uso inteligente da tecnologia, nos inspira a pensar novas estratégias para ampliar o alcance do ensino público no Distrito Federal”, avaliou o secretário executivo Isaias Aparecido.

Imersão em tecnologia

 

A segunda etapa da visita foi marcada pelo contato direto com a realidade escolar. Na Escola Estadual Milton Bandeira, os integrantes da missão observaram como os estudantes utilizam tablets para acessar conteúdos em uma plataforma digital desenvolvida pela Innyx Tecnologia. A ferramenta, pensada para funcionar inclusive em regiões com internet de baixa velocidade, permite o acompanhamento de aulas, realização de atividades e integração com o corpo docente.

 

Em seguida, na Escola Estadual Petrônio Portela, a comitiva participou de uma aula de química que utilizava o laboratório móvel “Caminhos da Ciência”, também da Innyx. O equipamento, que combina autonomia energética, recursos interativos e infraestrutura para experimentação prática, chamou a atenção dos servidores do DF pela aplicabilidade em diferentes contextos escolares. Os visitantes também conheceram as turmas de robótica, onde alunos desenvolvem projetos com foco em pensamento computacional e criatividade. “O que vimos aqui é a educação dialogando com o futuro. Esses laboratórios móveis podem ser um divisor de águas no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo em áreas de vulnerabilidade”, destacou Isaias.

 

Durante a visita, os servidores acompanharam demonstração prática de tecnologias educacionais no laboratório móvel “Caminhos da Ciência”. Divulgação/INNYX.

 

A diretora da Diretoria do Ensino Fundamental Ana Carolina Albernaz ressaltou a importância da experiência para o ensino fundamental. “A interação com tecnologias como essas amplia horizontes e proporciona um ensino mais próximo da realidade dos nossos estudantes. Volto para Brasília com a certeza de que é possível replicar práticas com impacto real.”

 

Para Claudimary Pires, chefe da Diretoria de Modalidades Especiais da SEEDF, a visita foi estratégica no fortalecimento das modalidades especializadas. “Tivemos acesso a soluções que atendem a uma diversidade de contextos, inclusive para públicos que exigem abordagens específicas. O Amazonas tem conseguido conciliar inovação e inclusão de maneira exemplar“, destaca.

 

O encerramento da programação ocorreu na sede da Innyx, onde os representantes do DF puderam conhecer, em detalhes, as soluções desenvolvidas pela empresa nas áreas de ensino a distância, gestão educacional e conteúdos interativos. “Compartilhar conhecimento é um dos caminhos mais potentes para evoluirmos coletivamente. Receber a equipe do DF e apresentar nossas soluções nos entusiasma e nos desafia a seguir desenvolvendo tecnologias capazes de transformar a educação pública”, afirmou Adler Ismerim, CEO da empresa.

 

A iniciativa integra o esforço da Secretaria de Educação do DF em buscar práticas que possam ser adaptadas à realidade da rede pública local, contribuindo para a modernização do ensino.



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar