Início#EDUCAÇÃOSEEDF participa de evento sobre estratégias de alfabetização – Secretaria de Estado...

SEEDF participa de evento sobre estratégias de alfabetização – Secretaria de Estado de Educação

Publicado em


Articuladores analisam ações do programa Nacional Criança Alfabetizada

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

Legenda: A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, participou do 4º Ciclo Formativo da Renalfa | Foto: Jotta Castto, Ascom/SEEDF.

 

O Distrito Federal recebeu, entre os dias 1º e 3 de dezembro, o 4º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação, Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). O encontro, realizado no hotel San Marco, faz parte da estratégia de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, que visa a integrar os esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras.

 

Na cerimônia de abertura, estavam presentes, compondo a mesa principal, a secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Helena Schweickardt; o coordenador-geral de Alfabetização do MEC, professor João Paulo Mendes de Lima; a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Iêdes Braga, entre outras autoridades.

 

A representante da SEEDF e do Consed, Iêdes Braga, destacou a importância da política pública. “O compromisso Criança Alfabetizada é uma das principais políticas que nós temos nesse país. Aqui, temos o programa de Alfabetização e Letramento do DF (Alfaletrando), que possui a missão de alfabetizar todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental. Quando alfabetizamos na idade certa, evitamos muitos outros problemas”, disse.

 

A programação do primeiro dia do evento em Brasília contou com a participação dos estudantes da Escola Classe (EC) 12 de Taguatinga, que encenaram o espetáculo “ O Rei Leão”.

 

A subsecretária de Educação Básica (Subeb), Iêdes Braga, e a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), Francis Ferreira, receberam as estudantes da EC 12 de Taguatinga com muita alegria | Foto: Jotta Castto, Ascom/SEEDF.

 

A secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Schweickardt, incentivou os articuladores a continuarem com o trabalho intenso. “A gente vem fazendo essa experiência com a Renalfa desde 2023, pois é um verdadeiro piloto do Sistema Nacional de Educação que foi recentemente aprovado. Não dava para fazer essa articulação aqui de Brasília sozinhos, tínhamos que mergulhar nesse Brasil. A gente foi costurando essa teia com gente do país inteiro”, afirmou.

Os ciclos formativos da Renalfa têm promovido formação e articulação entre gestores e técnicos de todo o país. Os encontros anteriores foram realizados em Curitiba (PR), Belém (PA), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).

 

O coordenador-geral de Alfabetização do MEC, João Paulo Mendes de Lima, comemorou cada conquista realizada pelos estados e municípios, e a oportunidade de começar o planejamento para 2026.

 

Pensando no nosso indicador, esse encontro é uma sinalização para que estados e municípios trabalhem de forma coordenada e desenvolvam ações sistêmicas, pensando sempre no resultado: a garantia do direito de alfabetização de todas as crianças”, finalizou.

 

 

 



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar