Estudantes terão ceia de Natal nas escolas, e a final do concurso será no dia 15 de dezembro
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF
Oito merendeiros foram selecionados para a grande final da competição no próximo dia 15 | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Está chegando a grande final do Sabor de Escola. Nesta semana, oito merendeiros foram escolhidos como finalistas, com as melhores receitas da competição. Os cozinheiros das Coordenações Regionais de Ensino (CREs) de Santa Maria, Planaltina, Paranoá, Taguatinga, Guará, Núcleo Bandeirante, Ceilândia e São Sebastião garantiram a sonhada vaga para a final do concurso, que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Um dos finalistas da competição, Joedson dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Cerâmica São Paulo, em São Sebastião, sorria com os olhos diante da conquista. Com um prato praiano, composto por filé de tilápia grelhado ao molho de moqueca, servido com arroz molhado ao leite de coco, o merendeiro comemorou: “Estou feliz demais! Mais uma vez passei em outra fase. Glória a Deus! Estou forte e preparado para a próxima.”
Um dos finalistas, Joedson dos Santos, apresentou a receita de filé de tilápia ao molho de moqueca | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Com torcida organizada, o CEF Cerâmica São Paulo levou alegria e até instrumentos de percussão para apoiar o “tio Joedson”. A estudante Ramila Macedo, 12 anos, comemorou animada. “Estava torcendo muito para ele ganhar e, com fé em Deus, ele ganhou. Gosto muito da comida dele! Amo o arroz com carne moída e a canjica, que é maravilhosa e tem o toque especial dele.”
Cidade destaque
Com o maior número de inscritos no Sabor de Escola desta edição, Ceilândia classificou a finalista Marli Pereira, da Escola Classe (EC) 15 de Ceilândia. Ela apresentou o prato Joia Assada, composto por peixe ao molho, assado no forno, gratinado com queijo e batata, acompanhado de arroz branco e salada tropical. Com 15 anos dedicados à merenda escolar, Marli se emocionou com a vitória.
“Estou muito feliz, com uma expectativa enorme para a final. Deus já nos abençoou e vai continuar abençoando. É um misto de emoção o que eu sinto, como se fosse a coroação desses 15 anos como merendeira! Fazer o que a gente ama e poder ser reconhecida pelo Sabor de Escola é bom demais.”
Com 15 anos merendeira, Marli Pereira está classificada para a final do Sabor de Escola| Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
O coordenador da CRE Ceilândia, Vinícius Bürgel, se alegrou ao ver a regional bem representada por Marli. “Eu já sabia que nós íamos chegar à final. A gente acompanha as merendeiras de perto, nossa Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar (Uniae) é muito presente. Recebemos semanalmente fotos dos pratos. É fantástico o que elas fazem. Uma finalista é pouco pra gente. Ceilândia está de parabéns!”, declarou.
Leia também
Premiações
Os oito finalistas já são vencedores, com prêmios que vão de R$ 4 mil a R$ 15 mil. As três escolas finalistas também serão contempladas com reformas e novos utensílios para modernizar suas cozinhas.
Os merendeiros serão presenteados com o dólmã (jaleco de chef) oficial personalizado do concurso, troféu exclusivo de finalista, certificado especial, participação em vídeo institucional e minidocumentário, inserção da receita no livro oficial da edição, voucher gastronômico, homenagem estudantil, participação em eventos oficiais da SEEDF e parceiros, além de uma placa comemorativa para a unidade escolar finalista.
Jurados analisam todas as receitas apresentadas no concurso Sabor de Escola| Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.
Cardápio natalino escolar
Na penúltima etapa, realizada na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), também foi anunciada a novidade da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para este final de ano: o cardápio natalino para todos os estudantes da rede pública. Uma ceia especial será oferecida aos alunos para marcar o fim do ano com carinho e sabor.
No concurso, estão classificados os semifinalistas:
👩🏻🍳 Karlene Pereira Moreira, da Escola Cora Coralina, no Paranoá.
Receita: Quibe de abóbora com creme de inhame.
👩🏻🍳 Mislene Máximo dos Santos Rodrigues, do CEF Cerâmicos Reunidos Dom Bosco, em Planaltina.
Receita: Chilli Escola.
👨🏻🍳 Joedson dos Santos, do CEF Cerâmica São Paulo, em São Sebastião.
Receita: Filé de tilápia grelhada ao molho de moqueca.
👩🏻🍳 Cristiane Nogueira de Oliveira, do CEF 201 de Santa Maria.
Receita: Filé de peixe com purê de inhame e molho verde.
👩🏻🍳 Andreia Medeiros Verde Lima, do CEF Metropolitana, no Núcleo Bandeirante.
Receita: Arroz carreteiro cremoso com lombo suíno e legumes salteados.
👩🏻🍳 Maria Cristina de Carvalho Ferreira, da EC 08 do Guará II.
Receita: Tropeiro Kids.
👩🏻🍳 Francisca Nunes Alecrim, do CEF 12 de Taguatinga.
Receita: Canjica de frango.
👩🏻🍳 Marli Pereira Bueno de Souza, da EC 15 de Ceilândia.
Receita: Joia Assada.




