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Samambaia celebra etapa regional do 14º Circuito de Ciências da SEEDF – Secretaria de Estado de Educação

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Estudantes apresentaram projetos sobre o uso da água e avançam para a fase distrital

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

O 14º Circuito de Ciências das Escolas Públicas da SEEDF reuniu mais de dois mil visitantes no Centro Olímpico Rei Pelé nos dias 19 e 20 de agosto| Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A Etapa Regional do 14º Circuito de Ciências das Escolas Públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) foi realizada em Samambaia, nesta semana, reunindo mais de dois mil visitantes no Centro Olímpico (CO) Rei Pelé. Com o tema “Água para quê?”, o evento valorizou a pesquisa, a criatividade e o protagonismo estudantil, além de selecionar os projetos que avançarão para a fase distrital.

 

O Circuito acontece em várias etapas: a primeira é nas escolas, avançando para as fases regionais e, por fim, à distrital. Com formato semelhante a uma feira científica, a iniciativa estimula o interesse pelas ciências por meio de projetos criativos e inovadores.

 

Presente no evento, a chefe da Unidade de Gestão Articuladora da Educação Básica da SEEDF, Claudimary Pires, enfatizou o valor histórico dessa regional para a rede pública. “Samambaia foi uma das pioneiras desse movimento de despertar nos estudantes a necessidade de pensar criticamente sobre a ciência na sala de aula”, afirmou.

 

Claudimary reforçou ainda o papel da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) no fortalecimento do protagonismo estudantil. “Temos uma parceria muito sólida com o Sebrae na perspectiva da educação empreendedora, em que os discentes podem transformar o que estudam em soluções reais, conectando pesquisa, inovação e futuro profissional”.

 

Participação das escolas

 

Realizado anualmente pela Secretaria, o Circuito de Ciências mobiliza milhares de alunos e professores. Na etapa regional de Samambaia, a participação das escolas foi motivo de celebração para a coordenação local, que reconhece o papel pioneiro da cidade no Circuito. A chefe da Unidade de Educação Básica (Unieb) da Coordenação Regional de Ensino da região, Mariana dos Santos, destacou que o circuito tradicionalmente começa em Samambaia.

 

“Temos 21 escolas inscritas em uma regional que conta com 43 unidades. É uma alegria receber cada uma delas, porque sabemos que este é um evento extremamente importante, que nasceu em Samambaia e vem se fortalecendo ao longo dos anos”, contou.

 

Eixos temáticos

 

Entre os eixos temáticos sugeridos para inspirar os projetos estão o acesso universal à água potável, as políticas públicas de redução das desigualdades, o papel do bioma Cerrado na preservação dos recursos hídricos, as soluções tecnológicas para o uso racional dos recursos naturais e até expressões artísticas relacionadas ao assunto.

 

O projeto de iniciação científica ‘Raízes que alimentam rios, o Cerrado produtor de água’ foi desenvolvido pelo CEF 407 de Samambaia | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

O projeto de iniciação científica denominado “Raízes que alimentam rios, o Cerrado produtor de água”, desenvolvido pelo Centro de Ensino Fundamental (CEF) 407, sob a coordenação do professor Samuel Machado, foi um dos destaques. “O projeto é importante para o ganho de conhecimento dos alunos, tanto pela parte prática quanto pela junção da teoria com a execução do trabalho”, explicou.

 

Para representar o ciclo da água entre dois biomas, os discentes estudaram o funcionamento do solo, das plantas, a fisiologia vegetal e os diversos processos de biologia, química e física. O intuito é sensibilizá-los sobre os aspectos relacionados à conservação do meio ambiente.

 

O professor também chamou a atenção sobre a relevância da continuidade das discussões sobre preservação do meio ambiente no desenvolvimento da consciência dos estudantes. “Sinto que ficaram mais conscientes e responsáveis, mas a conscientização é uma atitude constante, que precisa ser mantida dentro e fora da escola. Por isso o circuito faz parte do planejamento pedagógico permanente da escola, que promove uma feira de ciências anual”, afirmou.

 

A participação no projeto de ciências do CEF 407 proporcionou a Pedro Augusto Dias, estudante do 9º ano, uma compreensão mais profunda sobre a preservação da água no Brasil. “Aprendemos que o Cerrado é essencial e deve ser preservado para que o ciclo hídrico das chuvas e das nascentes se mantenha, garantindo água limpa para todos. Com o desmatamento e a substituição do solo por monoculturas, esse ciclo é interrompido e os rios podem ser contaminados. Por isso, é fundamental adotarmos ações sustentáveis”, explicou o jovem cientista.

 

Educação Básica

 

O trabalho ‘Água para viver’, desenvolvido na EC 317, mostrou como a iniciação científica pode impactar os estudantes ainda nos primeiros anos da Educação Básica | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Outro trabalho apresentado, desenvolvido na Escola Classe (EC) 317, mostrou como a iniciação científica pode impactar estudantes ainda nos primeiros anos da educação básica. O docente Alex Cabral, responsável pelo projeto com alunos do 5º ano, falou sobre a importância de aproximar o tema da água do cotidiano escolar. “É sempre bom trazer esses assuntos para a escola, porque é uma maneira de conscientizar as crianças sobre o meio ambiente e o cuidado com a água”.

 

A estudante Lara Sophia Ferreira, de dez anos, participante do projeto “Água para viver”, compartilhou a experiência. “Nosso trabalho fala sobre o tanque de circulação, os bichos do mar e também as formas de economizar água para não prejudicar o mundo. Foi superlegal, a gente aprende a usar a água para beber, cozinhar e escovar os dentes sem desperdício”, contou.

 

Parceria

 

O Sebrae-DF participou do 14º Circuito oferecendo apoio pedagógico e atividades no Espaço Sebrae. A coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae, Ana Emília de Andrade, ressaltou que o evento amplia a compreensão sobre empreendedorismo entre estudantes de todas as idades.

 

Quando você identifica problemas, propõe melhorias, trabalha em equipe e transforma a realidade, isso já é educação empreendedora. Ver crianças e jovens fazendo isso desde o ensino básico até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é nosso maior ganho”, afirmou.

 

O Sebrae participa do 14º Circuito de Ciências, oferecendo apoio pedagógico e atividades no Espaço Sebrae| FOTO: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Durante o evento, Ana Emília informou que será lançado um edital complementar de premiação, reconhecendo estudantes, professores orientadores, escolas e equipes regionais com maior engajamento. Cada aluno ou educador contemplado receberá R$ 1mil, além de kits de Educação Empreendedora, medalhas e troféus. Os melhores trabalhos da etapa distrital poderão participar de feiras nacionais e ser publicados na revista Com Censo Jovem.

 

Próximas etapas regionais

 

A Etapa Regional de Samambaia abre a série de eventos que vão movimentar todas as Coordenações Regionais de Ensino (CREs) até setembro. Os projetos classificados em cada região estarão reunidos na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que abrigará a etapa distrital do circuito.

 

Programação das etapas regionais de 2025

 

Plano Piloto – 28/08
Brazlândia – 02/09
Planaltina – 02/09
Sobradinho – 03/09
Guará – 04/09
Núcleo Bandeirante – 04/09
Ceilândia – 05/09
Paranoá – 11/09
Taguatinga – 11/09
Gama – 12/09
Santa Maria – 10/09
São Sebastião – 10/09
Recanto das Emas – 09/09
Samambaia – 19/08

 

 

 



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