- PUBLICIDADE -
Início#EDUCAÇÃOPlenarinha de Samambaia celebra o Cerrado com o tema “Natureza e saúde...

Plenarinha de Samambaia celebra o Cerrado com o tema “Natureza e saúde de mãos dadas” – Secretaria de Estado de Educação

Publicado em


Educadores e alunos da educação infantil participaram de evento no Centro Olímpico Rei Pelé

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

A edição 2025 da Plenarinha de Samambaia reuniu alunos  para compartilhar experiências sobre o cerrado brasileiro | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Samambaia promoveu, na terça-feira (19), a edição 2025 da Plenarinha, encontro anual que reúne crianças de três a cinco anos da rede pública para compartilhar experiências sobre meio ambiente e saúde. Realizado no Centro Olímpico (CO) Rei Pelé, o evento trouxe como tema “Natureza e saúde de mãos dadas: o Cerrado em cena” e marcou a 13ª edição da iniciativa.

 

A organização das Plenarinhas trouxe novidades em 2025. Uma delas foi a possibilidade de cada regional decidir seu próprio tema. Em Samambaia, a escolha recaiu sobre a preservação ambiental. “A temática que a nossa regional definiu para a plenária foi ‘Natureza e saúde de mãos dadas: o Cerrado em cena’, trabalhada ao longo do semestre com os estudantes”, explicou a chefe da Unidade de Educação Básica (Unieb) da CRE Samambaia, Mariana dos Santos.

 

Outra inovação foi a criação da mascote para o evento. A definição ocorreu por meio de votação entre as instituições, que também participaram da escolha do nome. “O personagem eleito foi o Lobo-guará, batizado de Lobito. Logo na entrada do evento há um painel com o Lobito, para que as crianças possam tirar fotos e interagir. Esse recurso facilita a aproximação delas com o tema, tornando a experiência mais envolvente”, destacou Mariana.

 

A mascote foi escolhida em votação entre as instituições, que também participaram da definição do nome. O personagem eleito foi o Lobo-guará, batizado de Lobito | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

Culminância dos trabalhos

 

O tema da Plenarinha em Samambaia foi escolhido por meio de votação, garantindo a participação de escolas, creches e, sobretudo, das próprias crianças. A temática vencedora, com foco na preservação do cerrado, norteou atividades e projetos pedagógicos nas instituições de educação infantil durante todo o primeiro semestre.

 

Neste ano, foram reunidas 24 creches conveniadas e 20 escolas da rede pública. Segundo a coordenadora de Educação Infantil da Unidade de Educação Básica (Unieb) da CRE Samambaia, Juliana Lucena, a participação contemplou diferentes etapas da educação, desde as crianças do maternal até os alunos do primeiro e segundo período.

 

As creches costumam trazer os pequenos a partir dos três anos, enquanto as escolas participam com turmas entre quatro e cinco anos. Isso garante que todo o público da educação infantil esteja representado”, destacou.

 

Durante o evento, foram expostos desenhos, pinturas e produções elaboradas pelos estudantes ao longo dos últimos meses | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

O encontro consolidou-se também como espaço aberto à comunidade. Além das crianças e profissionais da educação, o evento recebeu familiares, que puderam acompanhar de perto os trabalhos realizados ao longo do semestre. “Esperamos mais de mil pessoas entre público e participantes, pois a cada 15 ou 20 minutos chega um ônibus com um novo grupo de estudantes vindo de toda a educação infantil da regional. Pais e responsáveis também são convidados”, afirmou Juliana.

 

Durante a Plenarinha, foram expostos desenhos, pinturas e produções elaboradas pelos estudantes ao longo dos últimos meses. As apresentações valorizaram o protagonismo das crianças, evidenciando a importância de dar voz às opiniões e percepções delas sobre o meio ambiente e os cuidados necessários com a saúde e a natureza.

Túnel interativo

 

Um dos destaques foi a instalação “Túnel Salve o Cerrado”, que se tornou uma atração marcante da Plenarinha desde 2024. A proposta é oferecer uma experiência imersiva na qual os pequenos assumem o papel de guardiões da natureza.

 

Dentro do espaço, eles identificam problemas como lixo, queimadas e desmatamento, recolhendo “cartinhas” que representam esses impactos. No final, depositam os resíduos em uma lixeira e realizam um gesto simbólico de restauração: plantar uma árvore típica do cerrado.

 

Além do túnel, os estandes interativos possibilitaram que as crianças manipulassem objetos, experimentassem jogos e participassem de práticas ligadas ao cuidado com o meio ambiente. Cada espaço foi pensado para estimular o envolvimento ativo, permitindo que os alunos percebessem a relevância de suas ações no cuidado com a saúde e a preservação da natureza.

 

14º Circuito de Ciências e Plenarinha Regional 2025

 

 

 

 



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar