Cerimônia reuniu a comunidade em torno de projetos que transformam a realidade
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
Cerca de 4 mil crianças estiveram presentes nos dois dias de evento | Foto: Jotta Casttro
Nos dias 26 e 27 de novembro, a rede pública de ensino do Distrito Federal viveu dias de apoteose com o Celebra NaMoral 2025. O evento marcou o encerramento do ciclo anual de atividades do projeto de educação para a integridade, reunindo estudantes, gestores e autoridades para celebrar o lema de que “esperto mesmo é ser honesto“. A edição deste ano teve um sabor especial: a comemoração da aprovação da Lei NaMoral, que institui a Política Distrital de Educação para Integridade.
Fruto de uma parceria estratégica entre a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Câmara Legislativa do DF (CLDF), o evento reforçou a premissa de que a integridade é a ferramenta essencial para garantir direitos antes que eles sejam violados.
A idealizadora do programa e Promotora de Justiça, Luciana Asper y Valdes, emocionou o público ao destacar que o projeto vai além da teoria. “Vocês não só desenvolveram virtudes, valores e força de caráter, mas, acima de tudo, imprimiram atitudes a tudo isso. A atitude de vocês fez com que todas as coisas se transformassem. O lugar onde a corrupção nasce é o mesmo lugar onde o amor nasce: no coração das pessoas. É por isso que dentro do ‘NaMoral’ tem a palavra amor“, afirmou Luciana.
Compromisso institucional e futuro
Um dos momentos de maior destaque na celebração foi o reconhecimento da aprovação da Lei NaMoral, que instituiu oficialmente a Política Distrital de Educação para a Integridade. Aprovada por unanimidade pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), a nova legislação representa um marco decisivo ao transformar a metodologia do programa em uma política pública perene, garantindo que o ensino de valores éticos e virtudes humanas não seja apenas uma ação pontual, mas uma prática contínua e assegurada por lei na rede pública de ensino.
A medida consolida o compromisso da Secretaria de Educação do DF, em parceria com o MPDFT e o Legislativo, de investir na formação do caráter dos estudantes como a base para a construção de uma sociedade mais justa e honesta, assegurando recursos e suporte para que a cultura da integridade continue transformando realidades escolares por todo o DF.
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O Secretário Executivo da SEEDF, Isaías Aparecido, exaltou o trabalho educacional feito pelos professores em sala de aula para realizar mais do que a formação de trabalhadores para o mercado, mas de cidadãos íntegros, com consciência crítica, que participam ativamente na construção de um mundo melhor.
“A minha maior gratidão é aos professores, pois nada disso existiria sem o trabalho deles na ponta. Tenho a certeza de que esses alunos, assim como aprendem na escola a cuidar dos recursos naturais, saberão fechar as torneiras do desperdício, da corrupção e do desmando com o dinheiro público. O NaMoral virou lei pelas mãos de quem constrói a educação no dia a dia, afirmou.”
O evento foi encerrado com o olhar voltado para o futuro, anunciando o tema que norteará as atividades do próximo ano: “NaMoral 2026 – Esportes: Integridade em Ação“, prometendo unir a paixão nacional pelo esporte aos valores de ética e cidadania.
Premiação
A premiação é um reconhecimento pelo compromisso das escolas na construção de uma educação para integridade, mas o verdadeiro resultado é colhido com a transformação da realidade | Foto: Jotta Casttro
Um dos momentos mais simbólicos da cerimônia foi a entrega dos troféus às escolas que se destacaram em 2025. A premiação utilizou a metáfora das pedras preciosas para ilustrar a jornada de transformação das unidades de ensino. Essa mudança foi narrada pela voz de quem viveu essa lapidação na prática: a estudante Fernanda Ferreira Rodrigues, do CEF 20 de Ceilândia.
Ao agradecer aos professores, ela destacou a essência do aprendizado: “Aprendi que a mudança começa dentro da gente. O projeto mostra a cada jovem que ética, respeito e empatia não são teorias, são ações que transformam vidas”.
Escolas Diamante
Representam o estágio em que o brilho da integridade emerge com coerência e consistência.
Gama: CEF 15, CEF 10, CCM CEF 05, UIFG CED 06, CEF 01, CED 08 (ensino médio).
Santa Maria: CCMDF CED 416, CEM 404 (ensino médio), CED Gesner Teixeira.
Recanto das Emas: CEF 113, CCMDF CED 308, CEF 101, CEF 405, CED Myriam Ervilha.
Samambaia: CEF 120.
Plano Piloto: EPC – PROEM de Brasília, CEF 01 do Cruzeiro, CEF 01 de Brasília, CEF Athos Bulcão.
Planaltina: CEF São José, CEF 03, CED Pompilio Anexo (NUEN/UIP), CED Várzeas, CEF 01.
Sobradinho: CEF 07, CCMDF CED 03.
Ceilândia: CEF 20, CEF 33.
São Sebastião: CED Zumbi dos Palmares, CED Jardins Mangueiral.
Núcleo Bandeirante/Riacho Fundo: CED Agrourbano Ipê (Núcleo Bandeirante), CED 02 do Riacho Fundo I, CEF 01 da Candangolândia.
Guará: CEF 02, CEF 01.
Escolas Esmeralda
Representam a coragem para enfrentar o processo de lapidação e transformação cultural.
Gama: CEF Tamanduá, CEF 08, CEF PAN, CEF 04, CEMI do Gama (Ensino Médio).
Paranoá: CEF Doutora Zilda Arns.
Recanto das Emas: CEF 106, CED 203.
Plano Piloto: CEF 06 de Brasília.
Planaltina: CEM 01 (ensino médio).
Ceilândia: CEF 27.
São Sebastião: CEF Jataí, CED São Bartolomeu, CED Jardins Mangueiral (ensino médio), CED Zumbi dos Palmares (ensino médio).
Núcleo Bandeirante: CED Vargem Bonita.
Guará: CEF 08, CEF 04.
Escolas Safira
Representam o potencial identificado e o início do trabalho de lapidação
Gama: CEF PAB.
Santa Maria: CEF 103.
Paranoá/Itapoã: CCM CED 01 do Itapoã.
Brazlândia: CCM CED 02.
São Sebastião: CEF Cerâmica São Paulo, CED São José.
Núcleo Bandeirante/Riacho Fundo II: CEF Lobo Guará, CED Agrourbano Ipê (Ensino Médio).
Guará: CED 04.
Brasilidades e protagonismo estudantil
a cerimônia foi marcada por ritmos regionais brasileiros, como Carimbó e Frevo, simbolizando a importância das raízes culturais para uma educação orientada para a formação da cidadania e consciência social | Foto: Jotta Casttro
Sob o tema “Brasilidades“, o palco do Celebra NaMoral foi tomado por expressões artísticas que conectaram a cultura nacional aos valores éticos. Houve apresentações de ginástica rítmica (CEF 120 de Samambaia), Dança de Carimbó (CCMCED 416 de Santa Maria e CEF 03 de Planaltina), Moda de Viola (Sara Proença dos Santos) e a encenação do clássico “O Auto da Compadecida” (CEF 04 de Taguatinga).
O evento também abriu espaço para o “Desfile dos Heróis“, onde estudantes personificaram virtudes. Personagens como a “Guardiã da Aprendizagem“, o “Incrível Gilson” e a “Liga da Justiça Escolar” (da Escola Classe Kanegae) desfilaram criatividade e consciência, mostrando que heróis reais são aqueles que defendem a verdade, a empatia e o respeito no cotidiano escolar.



