Mais de 13 mil crianças e adolescentes já realizaram a inscrição para estudar na rede pública de ensino
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
O processo é gratuito e contempla todas as etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Mais de 13 mil crianças e adolescentes já foram inscritos para estudar na rede pública de ensino do Distrito Federal em 2026. Até a última sexta-feira (17), o sistema registrava 13.831 inscrições, sendo a Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Ceilândia a com maior demanda, somando 2.251cadastros. As inscrições para novos estudantes seguem abertas até 31 de outubro e podem ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) ou pelo telefone 156 (opção 2).
INSCRIÇÕES PARA A REDE PÚBLICA DO DF AQUI
O processo é gratuito e contempla todas as etapas da Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A inscrição é obrigatória para quem deseja ingressar na rede pública em 2026, seja pela primeira vez ou por transferência de outra instituição. Os estudantes com deficiência, altas habilidades, superdotação, Transtorno do Espectro Autista ou Transtorno Funcional Específico devem se inscrever presencialmente na Coordenação Regional de Ensino em que desejam estudar.
“Essa etapa representa um dos momentos mais importantes do nosso planejamento anual. É a partir das inscrições que conseguimos dimensionar com precisão a demanda, organizar a oferta de vagas e garantir que cada estudante tenha assegurado o direito à educação, mais perto de casa e com qualidade. Esse processo exige muito compromisso, diálogo e integração entre todas as áreas da Secretaria e reflete o esforço coletivo para que o ano letivo comece de forma planejada, acolhedora e eficiente”, afirma a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Ferreira.
De acordo com os dados, o 1º período da Educação Infantil concentra mais da metade dos registros, com 57% do total. As crianças matriculadas no maternal II do Cartão Creche devem ser inscritas por meio do telefone 156 (opção 2).
Renovação de matrícula
Já os alunos que já estudam nas escolas públicas do DF e desejam permanecer na mesma unidade em 2026 devem renovar a matrícula. O processo é simples e deve ser feito diretamente na escola onde o estudante está matriculado até 31 de outubro.
A renovação permite uma melhor organização do próximo ano letivo — como a definição de turmas, planejamento pedagógico e alocação de professores. Além disso, os pais e responsáveis podem atualizar dados e informações do cadastro do estudante.
Remanejamento
A partir da última quarta-feira (15/10), os estudantes que já estão matriculados na rede pública de ensino e que desejam mudar de escola podem solicitar o remanejamento diretamente na unidade escolar na qual o estudante está matriculados. O prazo para solicitar a mudança é até dia 31 de outubro.
Leia também
Não é possível pedir remanejamento para escolas que oferecem Educação Profissional e Tecnológica, como os CEMI’s e as Escolas Técnicas, pois o ingresso nessas unidades é feito por meio de edital próprio. As inscrições para os cursos técnicos estão previstas para janeiro.
Sorteio e resultado
Após o fim do período de inscrições, a Secretaria de Educação realizará o sorteio eletrônico das vagas, considerando a proximidade da residência ou do local de trabalho dos responsáveis em relação à escola.
O resultado do sorteio, tanto para novas matrículas quanto para as solicitações de remanejamento, está previsto para ser divulgado no dia 30 de dezembro. As informações poderão ser consultadas no site da SEEDF ou pelo telefone 156. Entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2026, as famílias contempladas deverão confirmar a matrícula presencialmente na escola indicada, levando os documentos exigidos. Quem não comparecer dentro do prazo perderá a vaga.