Início#EDUCAÇÃOEx-aluno reencontra professora 25 anos depois para agradecer por lição de vida...

Ex-aluno reencontra professora 25 anos depois para agradecer por lição de vida – Secretaria de Estado de Educação

Publicado em


Elogio encaminhado à Ouvidoria da Educação chamou atenção dos servidores, que promoveram o reencontro

Por Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF

 

 

O reencontro do ex-aluno e da professora aconteceu na Escola Classe 45 de Taguatinga | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Em meio às 265.066 manifestações recebidas pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal até o mês de outubro, uma, em especial, chamou a atenção da equipe da Ouvidoria da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF). No mês em que se celebra o Dia do Professor, um ex-aluno da rede pública de ensino procurou uma professora para agradecer pelas lições ensinadas para além das matérias lecionadas.

 

O ex-aluno da Escola Classe (EC) 45 de Taguatinga, Bruno José Santos, hoje com 33 anos, buscou a Ouvidoria do GDF para fazer um elogio à professora Valeni Valéria Marçal de Aguiar. Na carta enviada à Ouvidoria, Bruno relembra um episódio que carrega consigo há 25 anos. Recém-chegado à turma, ele enfrentava dificuldades com operações básicas de matemática, e depois de ser ridicularizado por um colega de classe, a professora Valeni não hesitou em agir.

 

A intervenção foi além de simplesmente defender o aluno. Valeni dedicou tempo para ensinar o método que ele ainda não dominava.

 

Essa é uma história de que me lembro com bastante carinho, pois foi algo que me marcou verdadeiramente. Nessa época, eu entendi mais claramente a importância de um professor na vida dos alunos. Não se trata apenas do ensino das matérias. Envolve a habilidade de identificar fraquezas da criança e de dar suporte para a melhoria de seu aprendizado; de abrir o caminho para que esse aluno possa andar com os seus próprios passos, sendo que vai auxiliá-lo, ao mesmo tempo, a sentir-se inserido no ambiente que o cerca”, escreveu Bruno no elogio.

 

Tocados pela sensibilidade da carta, a equipe da Ouvidoria da SEEDF mobilizou-se imediatamente para promover o encontro dos dois e repassar o elogio à professora aposentada atualmente.

 

O reencontro

 

Bruno leu a carta enviada à Ouvidoria para a professora Valeni | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

No mesmo palco da história relembrada por Bruno, a EC 45 de Taguatinga, os dois reencontraram-se na última sexta-feira (24). O ex-estudante é servidor público do Tribunal de Contas do Estado de Goiás atualmente e trabalha com auditoria de controle externo.

 

Valeni destacou o sentimento de gratidão pelo reconhecimento. “Estou emocionada e lisonjeada com essa homenagem recebida. Lecionei por 31 anos e passei por três escolas públicas e sempre busquei levar lições aos alunos para que se tornassem boas pessoas”, disse.

 

Bruno foi marcado pelas lições da professora. “Eu tinha oito anos quando isso aconteceu, mas a partir dessa experiência, sempre segui meu caminho acreditando que a educação é a chave de abertura para muitas portas na vida e o instrumento necessário para seguir pelo caminho correto. E não me arrependi de maneira alguma! A educação foi e continua sendo um pilar essencial de tudo o que já conquistei em minha vida até então”, disse Bruno.

 

Presente no momento da homenagem, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou que a história de Bruno e Valeni exemplifica o verdadeiro papel do educador na formação cidadã. “Essa história é a de muitos estudantes da rede pública que tiveram suas vidas marcadas positivamente por um professor. Ele demonstra quem são os docentes da nossa rede pública de ensino. É uma prova real do poder transformador da educação pública e da importância do professor.”, destacou a secretária.

 

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve presente no reencontro e ressaltou a importância do professor na vida dos estudantes | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

 

 



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar