Projeto “Infância cidadã” oferece aos estudantes oficinas, teatros e visita guiada à CLDF
Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo
Nesta quarta-feira (13), 180 crianças de até 6 anos participaram do projeto Infância Cidadã, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Secretaria de Educação (SEEDF) e a CLDF, com o objetivo de aproximar os pequenos do universo da cidadania e da educação para o trânsito de forma lúdica.
A iniciativa entre a Secretaria de Educação e o Detran-DF atenderá 840 crianças | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF
Ao todo, serão cinco dias de visitas que vão atender 840 crianças da rede pública de ensino – 90 no turno da manhã e 90 no da tarde. A programação inclui oficinas com bambolês, lanche coletivo, visita guiada, apresentação teatral com bonecos e materiais educativos.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressalta a importância de trabalhar cidadania desde cedo. “Queremos formar uma nova geração politizada, conscientizada do seu papel no mundo, sabendo seus direitos, deveres e o papel dos poderes também. Na primeira infância eles já aprendem sobre semáforo, uso de cadeirinhas, do cinto de segurança e dos pais não falarem no celular dirigindo. A criança está ali, é um HD pronto para receber tudo isso e influenciam muito positivamente a família com o que eles aprendem na escola”, avalia.
De acordo com a chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito do Detran-DF, Graziela Piloni, nessa faixa etária é trabalhada a questão dos assentos de segurança e de elevação, para que as crianças percam a resistência e se acostumem a usar os equipamentos: “A gente trouxe atividades mais lúdicas, por isso o grupo de teatro, para que consigam contextualizar melhor a questão do trânsito. Estimulamos também a utilização da faixa de pedestre, porque as crianças são os melhores formadores. Quando eles corrigem os pais, trazem um resultado positivo para o trânsito”.

A programação inclui oficinas com bambolês, lanche coletivo, visita guiada à CLDF, apresentação teatral com bonecos e materiais educativos
Escuta ativa
A ação integra o projeto Plenarinha, da Secretaria de Educação. Fabrícia Estevão, da diretoria de Educação Infantil da pasta, destaca que a proposta tem como objetivo incentivar o protagonismo entre as crianças. “Elas dizem para a gente o que pensam sobre a região onde vivem, sobre os parquinhos, escolas e brincadeiras. Tentamos trazer as questões sociais, mas na linguagem delas. A ideia é que percebam que fazem parte de um processo da sociedade e que a voz delas é levada em consideração, inclusive nas políticas públicas”.
Entre as instituições presentes, estava a creche Mãe dos Homens, de Samambaia, que mantém parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF) e ganhou o sorteio para a visita ao Plenário. A coordenadora da instituição, Rayane Pereira da Silva, destaca que a visita faz parte de um trabalho maior. “Esse projeto visa a escuta sensível da criança. Este ano, o tema é ‘A natureza e a saúde de mãos dadas – o Cerrado ensina’. Trabalhamos isso com animais, texturas, cores, plantas medicinais. As pessoas acham que as crianças não têm opinião, que são uma folha em branco, mas não. Desde pequenininhos conseguimos perceber essas opiniões e respeitar os direitos que eles têm”, aponta.