- PUBLICIDADE -
Início#EDUCAÇÃOEstudantes do DF recebem prêmio por obras que retratam a felicidade na...

Estudantes do DF recebem prêmio por obras que retratam a felicidade na escola – Secretaria de Estado de Educação

Publicado em


Premiação do concurso “Educação para Felicidade” reuniu 320 alunos de 16 escolas públicas do DF

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

 

Premiação do concurso “Educação para Felicidade” reuniu 320 estudantes de 16 escolas públicas do Distrito Federal | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

O auditório da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) transformou-se em um espaço de celebração, na última sexta-feira (25), quando 320 estudantes de 16 escolas públicas do Distrito Federal foram reunidos para a premiação do concurso “Educação para Felicidade“. A iniciativa valoriza expressões artísticas dos alunos com foco em bem-estar, sensibilidade e emoção.

 

O concurso convidou os estudantes a expressar, por meio de desenhos, o que significa para eles uma “educação para a felicidade” e como seria uma escola onde se sentem felizes. Os trabalhos vencedores receberam prêmios de R$ 4 mil por escola e servirão de inspiração para um projeto especial que será apresentado durante o 2º Congresso da Felicidade, previsto para agosto de 2025.

 

Entre os premiados estava Pedro Henrique Silva Chavier, nove anos, estudante do 4º ano da Escola Classe (EC) 401 do Recanto das Emas. Com entusiasmo infantil, ele explicou sua criação: “Nós desenhamos uma sala de aula com as crianças estudando. Tem uma parte de brincar também. E pessoas que limpam a sala. É uma sala completa!

 

Quando questionado sobre o que representa a felicidade para ele, Pedro respondeu com simplicidade: “A alegria, poder estudar, essas coisas. A escola!”

 

A professora Daina da Silva Sousa, que orientou o trabalho de Pedro e seus colegas, compartilhou como foi o processo criativo: “Foram duas tardes seguidas. Uma tarde toda só para desenhar e outra para colorir. Eles amaram muito! Eu sempre perguntava: ‘O que traz felicidade para vocês na escola? Por que é bom vir para a escola?’ E eles iam falando e desenhando cada parte.”

 

Alunos do 4º ano da EC 401 do Recanto das Emas: Nycollas Henrique Rodrigues, Pedro Chavier e Helena Sousa Brito | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

 

A educadora ressaltou que as crianças incluíram no desenho até mesmo o pessoal da limpeza, que consideram muito relevante para a sua felicidade escolar. “Eles falaram que o pessoal da limpeza também era muito importante, porque a gente chegava, e a sala estava limpinha. E isso, para eles, também era felicidade, um ambiente limpo e prazeroso para estudar.”

Felicidade como política educacional

 

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a relevância de cultivar a felicidade no ambiente escolar. “A felicidade é um desejo que você tem de ser uma pessoa feliz, independentemente das circunstâncias. Não são as coisas que deixam você feliz. É todo um sentimento que você tem que ter em relação ao que te faz feliz.

 

Segundo a secretária, o concurso busca descobrir “qual é a escola dos sonhos” para os estudantes e qual ambiente escolar eles precisam para ser felizes. “Eles fizeram esses trabalhos, e a gente premiou e vai fazer em cima disso um desenho de uma escola de verdade, baseada no desejo deles.”

 

A professora Cosete Ramos, coordenadora do projeto e presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA Brasília), explicou que a iniciativa é parte de um movimento maior que busca entender o que faz o brasiliense feliz. “No ano passado, perguntamos aos grandes artistas o que é “Brasília, capital da felicidade”. Este ano, queríamos ouvir das crianças: o que é educação para a felicidade para você? Quando você está numa escola aprendendo, crescendo, se desenvolvendo, o que seria aprender com felicidade?

 

Os 16 trabalhos finalistas farão parte do acervo da AMA Brasília e serão amplamente divulgados. A iniciativa é inspirada em modelos internacionais como o do Butão, que adota o conceito de “felicidade interna bruta“, e o da Finlândia, reconhecida mundialmente por sua abordagem educacional focada no bem-estar.

 

Premiação de arte - Educação para Felicidade



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar