Cecília Lopes, do CEM Ave Branca apresentou propostas inovadoras para a educação
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
Estudante Cecília Lopes, do CEMAB de Taguatinga, faz a leitura da Declaração Final do PJM Etapa Internacional 2024/2026 durante a Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Brasília | Foto: Divulgação
A estudante Cecília Lopes, de 17 anos, do Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) de Taguatinga, alcançou um importante destaque internacional ao representar o Distrito Federal na etapa internacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Seu protagonismo foi evidenciado no dia 22 de outubro de 2025, quando teve a honra de realizar a leitura da Declaração Final do PJM Etapa Internacional 2024/2026 perante os Ministros da Educação e diversas autoridades presentes.
O evento ocorreu durante a LXVII Reunião de Ministros da Educação dos Países do Mercosul, realizada na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF. A escolha da discente do DF para ler a declaração, em um encontro estratégico que marcou a conclusão da Presidência Pro Tempore brasileira, é um reconhecimento direto da voz e das propostas da juventude do Mercosul.
A Declaração Final, resultado da reunião dos Parlamentares Juvenis do Brasil e Uruguai, apresenta propostas inovadoras organizadas em cinco eixos, com forte ênfase na integração regional e na modernização dos sistemas educacionais por meio da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA).
Entre as principais propostas destacadas, o documento defende:
● Participação Cidadã e Acesso Tecnológico: Propõe-se a criação de uma plataforma digital para estimular a inovação e buscar soluções educacionais conjuntas. Além disso, são sugeridas medidas para garantir o acesso a dispositivos eletrônicos e internet para todos os estudantes, como a criação de centros físicos equipados, em reconhecimento às limitações existentes em países como Brasil e Argentina.
● Educação Inclusiva com IA: O documento visa a combater as desigualdades educacionais. As propostas incluem o acesso gratuito a sites essenciais de ensino sem a utilização obrigatória de internet (tecnologia zero-rating); o desenvolvimento de uma IA para auxiliar estudantes com deficiência; a adaptação de salas de aula para ambientes inteligentes; e a formação contínua de docentes para atender estudantes neurodivergentes.
● Integração Regional e Tecnológica: Propõe a inclusão da educação tecnológica como disciplina obrigatória e a realização de Olimpíadas entre estudantes do Mercosul para promover a cooperação e o desenvolvimento científico e tecnológico.
● Direitos Humanos e Informação: Sugere-se a criação de uma Inteligência Artificial (IA) treinada com informações oficiais do Mercosul e depoimentos de migrantes, para garantir integração adequada, acesso a informações padronizadas e confiáveis, e oferecer cursos com certificações oficiais.
Reconhecimento do protagonismo juvenil da SEEDF
A participação e a leitura da Declaração Final reforçam o compromisso da SEEDF em formar líderes e promover a excelência e a cidadania em fóruns internacionais. | Foto: Divulgação
A participação de Cecília Lopes neste contexto de alto nível, lendo as propostas da juventude do bloco diante das maiores autoridades educacionais do Mercosul, reforça o compromisso da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com o protagonismo juvenil e a participação cidadã.
Ao apoiar a estudante do CEMAB em todas as etapas do PJM, a SEEDF demonstra seu papel ativo em promover a excelência, a integração regional e a formação de líderes capazes de debater e propor soluções inovadoras em fóruns internacionais. O Distrito Federal consolida-se, assim, como um polo de incentivo à cidadania e à projeção global de seus estudantes.
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O evento contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais, incluindo Leonardo Barchini (Ministro de Estado da Educação em exercício, Brasil), Nicolás Cataldo (Ministro de Estado da Educação, Chile), David Seiferheld (Vice-Ministro de Estado da Educação, Paraguai), Gabriela Verde (Vice-Ministra da Educação, Uruguai), além de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).



