Unidade é a primeira a integrar programa do Exército Brasileiro na capital federal
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
A secretária Hélvia Paranaguá e o comandante do CMP, General Ricardo Piai Carmona, assinam termo de cooperação que implementa o Programa Forças no Esporte (PROFESP) na Escola Classe 01 da Estrutural | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) firmou um termo de cooperação técnica com o Exército Brasileiro para a implementação do Programa Forças no Esporte (PROFESP) aos estudantes da Escola Classe (EC) 01 da Estrutural. A unidade é a primeira da rede pública do DF a integrar o programa. A parceria terá vigência de 16 meses.
O Acordo de Cooperação Técnica nº 08/2025 foi assinado na última quinta-feira (23/10) pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, e pelo Comandante do Comando Militar do Planalto (CMP), General Ricardo Piai Carmona.
Leia também
O objetivo geral é ampliar tempos, espaços e oportunidades de ensino e aprendizagem aos estudantes, na perspectiva da Educação Integral. O programa busca contribuir para a formação de cidadãos por meio da oferta de atividades esportivas, recreativas, pedagógicas e culturais.
Na ocasião, a secretária de Educação do DF destacou a importância do Programa para proporcionar um ambiente de aprendizado que transborde o aspecto pedagógico, contribuindo para a formação cidadã e o aprendizado disciplinar.
“Cada atividade proporcionará aprendizados valiosos sobre respeito, disciplina, superação e colaboração. Este programa vai muito além do treinamento físico; ele toca o coração. Oferecemos um ambiente seguro, inspirador e educativo, onde cada criança poderá perceber o seu próprio esforço, seu valor e entender que seu futuro é possível”, disse a secretária.
O programa atenderá 100 estudantes da EC 01 da Estrutural no contraturno, com atividades esportivas, culturais e de cidadania para ampliar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento integral | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Inicialmente, serão atendidos 100 estudantes da EC 01 da Estrutural. As atividades ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no turno vespertino, nas dependências do próprio Comando Militar do Planalto. A iniciativa desenvolverá atividades e ações voltadas para a formação pessoal e social e o incentivo a hábitos individuais e sociais saudáveis.
Entre os resultados esperados, o programa priorizará o atendimento a estudantes em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é que a oferta semanal de atividades pedagógicas, esportivas e de cidadania contribua para a redução do índice de evasão escolar na unidade.
Além disso, o PROFESP visa proporcionar aprendizagem por meio do acesso à cultura, à arte e à ciência, promovendo a melhoria do fluxo escolar e do desempenho acadêmico.




