Levantamento do Instituto Paraná mostra acirramento da disputa pelo Governo do DF em 2026 e consolida crescimento de José Roberto Arruda, que supera Celina Leão, Leandro Grass e Ricardo Cappelli em todos os cenários de segundo turno
A disputa pelo Governo do Distrito Federal em 2026 começa equilibrada. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30/10) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra empate técnico entre a vice-governadora Celina Leão (PP) e o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) no primeiro turno, com diferença dentro da margem de erro.
Segundo o levantamento, Celina lidera com 32,2% das intenções de voto, enquanto Arruda aparece logo atrás, com 29,8%. Na sequência vêm Leandro Grass (PT), com 11,8%; Ricardo Cappelli (PSB), com 6,4%; e Paula Belmonte (Cidadania), com 6%. Brancos, nulos e indecisos somam 13,6%.
A pesquisa ouviu 1.506 eleitores entre os dias 23 e 27 de outubro e tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Em um cenário com menos candidatos, Celina Leão aparece com 36,9%, enquanto Arruda sobe para 32,7%. Leandro Grass mantém tendência de crescimento e chega a 14,5%.

Nos cenários de segundo turno, o ex-governador José Roberto Arruda venceria todos os adversários testados:
-
Contra Celina Leão (PP), Arruda aparece à frente dentro da margem de erro;
-
Contra Leandro Grass (PT) e Ricardo Cappelli (PSB), a vantagem de Arruda é ainda mais ampla.
Nos bastidores, o resultado acendeu o sinal amarelo no Palácio do Buriti. Aliados do governador Ibaneis Rocha (MDB), que articula apoio à candidatura de Celina, avaliam que o bom desempenho de Arruda — após apenas duas semanas de movimentação pública — indica uma retomada de influência política e pode dificultar a consolidação do nome governista.
O levantamento reforça um cenário de polarização no DF entre duas figuras conhecidas do eleitorado, reacendendo o debate sobre o futuro político do Distrito Federal e a sucessão de Ibaneis Rocha em 2026.


