- PUBLICIDADE -
Início#DESTAQUESenadora Leila leva INSS e Defensoria a catadores do DF

Senadora Leila leva INSS e Defensoria a catadores do DF

Publicado em

Ação garantiu atendimentos previdenciários e jurídicos

Cerca de 100 catadoras e catadores foram atendidos, nesta semana, em uma ação social promovida pelo mandato da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), em parceria com o INSS, a Defensoria Pública do Distrito Federal, com apoio do Sesi. A iniciativa foi realizada na sede da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis, no Parque Nacional de Brasília.

Durante todo o dia, os trabalhadores puderam acessar serviços previdenciários e jurídicos sem a necessidade de enfrentar de se deslocar até uma agência. Foram oferecidos atendimentos como revisão de pensões, orientações sobre aposentadoria e benefícios assistenciais, emissão de certidões, além de acolhimento e orientação jurídica gratuita para quem não pode pagar por advogado.

“A maioria dessas pessoas tem muita dificuldade para ir pessoalmente até uma agência do INSS ou da Defensoria. Por isso, levar os serviços até onde elas estão faz toda a diferença. Hoje, viemos até a Cooperativa, onde os catadores vêm todos os dias, para garantir o acesso aos direitos mais básicos”, destacou a senadora Leila.

A Defensoria Pública do DF participou da ação com a unidade móvel da Defensoria Itinerante. “Estamos aqui com a nossa estrutura para fazer o acolhimento e a orientação jurídica da comunidade de catadores, esclarecendo questões especialmente relacionadas ao direito de família, como ações de divórcio, pensão alimentícia, separações e guarda de filhos. Também estamos atualizando documentos e encaminhando os casos para os nossos núcleos de apoio especializado”, explicou o defensor público Rodrigo Dizsinski.

Moradora da comunidade Santa Luzia, a catadora Márcia comemorou a iniciativa. “Esse projeto hoje está sendo muito bom pra gente, porque é muito difícil conseguir agendamento. Agradeço muito à senadora Leila por essa iniciativa. Isso ajuda muito os catadores e as pessoas do bairro. Estou muito feliz. Hoje vim pedir o registro corrigido do meu filho e dar entrada no BPC pelo INSS”.

Levar o INSS para onde as pessoas estão é uma ação promovida pelo mandato da senadora Leila do Vôlei que começou em junho e já passou pela Estrutural e Santa Maria. Até agosto, serão realizadas mais quatro edições do evento:
12/07 – na Caritas do Núcleo Rural Capão Cumprido, em São Sebastião
25/07 – na Associação do Idoso, em Ceilândia Sul
02/08 – no CED Darci Ribeiro, no Paranoá
16/08 – na ABRAPP, em Samambaia

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar