Entre os 594 deputados federais e senadores em exercício, Leila figura na lista dos 50 parlamentares em ascensão
A atuação da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) no Senado Federal colocou seu nome novamente na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). É a terceira vez que ela figura na lista.
Entre os 594 deputados federais e senadores em exercício, Leila está entre os 50 parlamentares em ascensão, reconhecimento concedido àqueles que têm se destacado pela atuação formal no processo legislativo e pela capacidade de articulação política, influência nas decisões estratégicas e abertura de canais de interlocução com diferentes setores da sociedade, organizações e outros poderes da República.
Atuação
O estudo do DIAP destacou a liderança e a capacidade de articulação política da senadora Leila, presidente do PDT-DF. Ela foi fundamental na defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal, garantindo sua exclusão do projeto do novo arcabouço fiscal e, assim, assegurando recursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, saúde e educação no DF.
Leila também se notabiliza pela atuação em prol dos direitos das mulheres, do meio ambiente e do esporte. Como líder da Bancada Feminina, criou o gabinete da Liderança no Senado e articulou a aprovação de dez projetos de lei, resultando na sanção de nove legislações de enfrentamento à violência de gênero e valorização das mulheres.
À frente da Comissão de Meio Ambiente, conduziu o colegiado à sua maior produtividade, com a aprovação de 82 projetos que fortaleceram a legislação ambiental, regulamentaram o mercado de carbono e impulsionaram a agenda climática e a transição energética. Na presidência da Comissão de Esporte, liderou a aprovação de medidas de análise e fiscalização de políticas públicas para o paradesporto e para crianças e adolescentes. Foi relatora da Lei Geral do Esporte e da legislação que permite às entidades esportivas usar recursos das loterias para quitar dívidas com a União.
“Fico honrada com esse reconhecimento. Ele reflete um trabalho sério e comprometido com os interesses da população do Distrito Federal aqui no Senado, com ética, independência e responsabilidade social. Minha atuação é movida por resultados concretos e pela defesa da nossa população”, afirma a senadora.
Ainda de acordo com o DIAP, são considerados parlamentares em ascensão aqueles que vêm recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e cumprido essas tarefas com competência.