O influenciador digital Ronnie Peterson, que acumula quase 300 mil seguidores nas redes sociais, foi preso em uma operação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais e do Distrito Federal, sob suspeita de extorsão contra autoridades municipais de Santa Luzia (MG). Ele teria utilizado o mesmo modus operandi já denunciado pelo deputado distrital Daniel Donizet (MDB).
De acordo com as investigações, Ronnie exigia o pagamento de R$ 100 mil para não divulgar conteúdos difamatórios contra o prefeito e secretários da cidade. A prática, segundo as autoridades, repetiria o esquema usado contra o parlamentar brasiliense.
No caso de Donizet, o influenciador também teria feito ameaças semelhantes, condicionando a retirada de publicações ofensivas ao pagamento de valores em dinheiro. O deputado chegou a registrar ocorrência, denunciando a tentativa de extorsão.
Durante o depoimento, Peterson afirmou que apenas repassava exigências de uma suposta agência que o contratou para publicar conteúdos. Questionado sobre a identidade dessa agência, ele chegou a admitir que se tratava de apenas uma pessoa, mas, ao ser pressionado pela polícia, preferiu permanecer em silêncio.
“O investigado disse que o pagamento era uma forma de ressarcimento à agência. Mas os indícios apontam que se tratava de extorsão, com ameaças e crimes contra a honra das vítimas”, destacou o delegado Gabrich.
Ainda segundo a Polícia Civil, Peterson já responde a outros inquéritos por crimes de difamação, injúria, estelionato e até extorsão em municípios de Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Apesar de haver indícios de atuação em outras localidades, o inquérito atual se concentra nos fatos relacionados à Prefeitura de Santa Luzia.
O influenciador seguirá preso preventivamente no DF, enquanto a investigação prossegue. As penas pelos crimes de extorsão e contra a honra podem ultrapassar dez anos de prisão, dependendo do julgamento.
Conforme o andamento das investigações conduzidas pela Polícia Civil do DF, outros suspeitos podem ser indiciados pelos mesmos crimes.