- PUBLICIDADE -
Início#CULTURAFuá do Seu Estrelo é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito...

Fuá do Seu Estrelo é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal – SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA

Publicado em


 

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou ontem (30), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Decreto nº 46.460/2024, que dispõe sobre o registro do bloco cultural Fuá de Seu Estrelo como bem cultural de natureza imaterial integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal. O registro, que teve iniciativa do Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural do DF (Condepac-DF), será feito no Livro III: de Formas de Expressão.

 

A inscrição no Livro de Registro considerará, além da continuidade histórica e da relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasiliense e brasileira, a importância do Fuá de Seu Estrelo na promoção da diversidade cultural, na valorização das tradições populares, e no fortalecimento das manifestações artísticas locais. Também será considerado o papel da comunidade envolvida na transmissão e preservação dessa expressão cultural.

 

A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal (Secec-DF) realizará o inventário necessário, com vistas à definição de um plano de salvaguarda para a preservação e valorização do bem de natureza imaterial.

 

Fuá do Seu Estrelo

Fundado em 2004, o Grupo Seu Estrelo criou um identificador cultural para Brasília, amarrando elementos do Cerrado na vista e no imaginário popular com o Mito do Calango Voador.  Formado por importantes tradições brasileiras, especialmente os Maracatus e o Cavalo-Marinho, o grupo mantém três festas anuais, tradicionais da cidade: a Festa de Abrição, a Festa Fuazeiro e a Festa Alada. Cada uma delas acontece em homenagem a uma figura de sua Mitologia, festejos em que as pessoas são apresentadas à brincadeira e conhecem importantes tradições brasileiras.



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar