Terceiro pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha é protocolado na CLDF
Pedido é assinado por PT, Rede, PDT, PCdoB e PV. Ele se soma a outros dois, apresentados no fim de janeiro por PSB, Cidadania e PSOL
Foi protocolado na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara Legislativa, mais um pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O pedido é assinado pelos partidos PT, Rede, PDT, PCdoB e PV. Ele se soma a outros dois, apresentados no fim de janeiro por PSB, Cidadania e PSOL.
O pedido de afastamento apresentado hoje se baseia em denúncias de irregularidades no processo de aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Além da perda do cargo, os partidos solicitam o afastamento imediato de Ibaneis por 180 dias para garantir a imparcialidade das investigações.
Segundo a denúncia, o BRB aprofundou relações comerciais com o Master em 2024, culminando na aprovação, em março de 2025, da compra de 58% das ações da instituição privada. De acordo com os autores do pedido de impeachment, o prejuízo do BRB com ativos de qualidade negativa supera os R$ 12 bilhões.
Os pedidos de impeachment protocolados na Câmara Legislativa serão analisados pela Procuradoria Legislativa da Casa e, em seguida, submetidos à Presidência para análise de admissibilidade.

