CLDF agracia projetos inscritos na 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação
Em uma noite que mesclou celebração e reflexão crítica, a Câmara Legislativa sediou a 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação. O evento, promovido pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC), deputado Gabriel Magno (PT), reuniu cerca de 1.500 pessoas no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano. A cerimônia homenageou mais de 300 projetos desenvolvidos por instituições do DF, reconhecendo iniciativas que promovem inclusão e cidadania e transformam a realidade educacional da capital federal.
Durante a solenidade, o deputado Gabriel Magno anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões, que será distribuída entre todos os projetos inscritos por meio do Programa de Descentralização Administrativo Financeira (PDAF). “Reforçamos o compromisso de nosso mandato com o fortalecimento da educação”, afirmou Magno, complementando: “A gente quer que a educação tenha investimento mesmo, investimento pesado, para que a gente possa realizar tudo aquilo que a gente quer”.
Os participantes premiados foram agraciados com troféus, medalhas e moções de reconhecimento, simbolizando a valorização de seus esforços e a importância de suas contribuições para a educação do DF. As iniciativas foram agrupadas em eixos temáticos fundamentais para o desenvolvimento educacional e social, por meio das temáticas Educação em Direitos Humanos, Educação sobre História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Antirracista, Proteção da Criança e do Adolescente, Inclusão Digital, Interação entre Escola e Comunidade.
Entre os projetos inscritos destacaram-se as iniciativas “Faça Bonito” e “O Meu Corpinho”, da Escola Classe 512 de Samambaia, focados na conscientização e prevenção. “Violência não é herança, escute a infância”, desenvolvido pela Escola Classe 06 do Guará, abordando a escuta e proteção de crianças, “Folclore em Quadrinhos, Histórias Brasileiras no Scratch”, do Centro de Ensino Agrourbano IP do Núcleo Bandeirante, que utiliza tecnologia para preservar e ensinar a cultura popular. “Pequenos Inventores do Amanhã, Inclusão Digital e Robótica Sustentável”, da Escola Classe Jardim Peixe, Arapoanga de Planaltina, que promove a inovação tecnológica na educação.
Também receberam destaque o “Unidos Somos Mais Fortes – Integração Coletiva nas Atividades Escolares”, da Escola Classe 317 de Samambaia, que fortalece os laços entre a escola e a comunidade para o desenvolvimento conjunto. “Cerrado Vivo, Escola do Presente e Construindo o Futuro”, da Escola Classe Lages da Jiboia, de Ceilândia. “Voto, voz e vez. A formação política começa na sala de aula”, do CERF 14 de Ceilândia, que enfatiza a formação política desde cedo. Todos os projetos premiados podem ser conferidos em https://sl1nk.com/UGvVS.
Arte e cultura
A sessão de premiação foi enriquecida por diversas apresentações culturais, que celebraram a criatividade e o talento de professores e estudantes das escolas inscritas. Embora os nomes específicos dos grupos não tenham sido detalhados, as performances foram um testemunho vibrante do poder da arte na educação, reforçando a luta pela valorização dos educadores.
A mesa de premiação contou com as presenças da deputada federal Erika Kokay (PT), da professora Márcia Abrahão, ex-reitora da Universidade de Brasília (UnB), Rosilene Corrêa, vice-presidente do PTDF e da representante do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Márcia Gilda. Para Gabriel Magno, a 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação da CLDF reafirmou a importância de valorizar e apoiar iniciativas que, diariamente, constroem uma educação mais justa, humana e libertadora, honrando o legado de seu patrono e inspirando novas gerações de educadores e estudantes a enfrentar os desafios e a lutar por um futuro mais promissor para a educação brasileira.
* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Gabriel Magno