Início#CLDFAudiência Pública discute impactos do projeto Zona Verde em Brasília

Audiência Pública discute impactos do projeto Zona Verde em Brasília

Publicado em


Audiência Pública discute impactos do projeto Zona Verde em Brasília

Proposta do GDF prevê a implantação de sistema de estacionamento rotativo pago em áreas do Plano Piloto

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Debate, proposto pela deputada Paula Belmonte, aborda o custo financeiro para a população e a privatização do espaço público

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta terça-feira (2), às 19h, uma audiência pública para debater o Projeto Zona Verde, elaborado pelo Poder Executivo e que prevê a implantação de um sistema de estacionamento rotativo pago em áreas públicas da capital. O encontro ocorrerá na Escola Classe da 102 Sul, no Plano Piloto.

A reunião, proposta pela deputada Paula Belmonte (Cidadania), tem como tema “Mais custo para o cidadão, menos espaço público em Brasília” e busca ouvir a sociedade sobre os impactos da medida.

Segundo a parlamentar, o projeto tem gerado preocupação entre moradores, comerciantes e trabalhadores, principalmente, pelo aumento do custo para o cidadão, a redução de vagas gratuitas e os efeitos sociais e econômicos.

Belmonte argumenta que Brasília, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, foi concebida como cidade-parque, com ampla disponibilidade de espaços públicos e que a cobrança pelo uso dessas áreas “levanta questionamentos sobre o direito de ir e vir, o acesso democrático à cidade e a função social do espaço público”.
 

Deputada Paula Belmonte (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

A audiência contará com a participação de representantes do Governo do Distrito Federal, especialistas em mobilidade urbana, entidades de defesa do consumidor, além de moradores e comerciantes locais.

“O objetivo é promover um momento de escuta e diálogo com a população, fundamental para garantir que qualquer política de mobilidade urbana seja construída de forma participativa, equilibrando a busca por eficiência na gestão do trânsito com a preservação dos direitos do cidadão e o uso democrático dos espaços públicos”, explicou a deputada. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da TV Câmara Distrital. 
 

A reprodução de vídeo fica desativada durante o modo de edição.



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar