- PUBLICIDADE -
Início#CLDFAgosto Azul e Vermelho: CLDF conscientiza sobre trombose e outras doenças vasculares

Agosto Azul e Vermelho: CLDF conscientiza sobre trombose e outras doenças vasculares

Publicado em


Agosto Azul e Vermelho: CLDF conscientiza sobre trombose e outras doenças vasculares

Problemas nos vasos e artérias — como AVC, trombose e embolia pulmonar — estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Nesta quinta-feira (7), a Câmara Legislativa promoveu sessão solene dedicada ao Mês de Conscientização sobre a Saúde Vascular

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

Autor da solenidade, o deputado Jorge Vianna, destacou a importância de se evitar fatores de risco como tabagismo, estresse, obesidade e sedentarismo

“Doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil e no mundo, superando o câncer, os acidentes de trânsito e a violência urbana”, alertou o deputado Jorge Vianna (PSD), durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (7) na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O evento fez parte da campanha Agosto Azul e Vermelho, incluída no calendário do DF pela Lei 7.579/2024. De autoria do deputado Vianna, a legislação foi desenvolvida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) – Regional DF, com o propósito de criar o Mês de Conscientização sobre a Saúde Vascular. 

O distrital destacou a importância de evitar fatores de risco como tabagismo, estresse, obesidade e sedentarismo. Para a cirurgiã vascular Bruna Stéfany Teles, prevenir trombose [formação de coágulos que prejudicam o fluxo sanguíneo] não é apenas uma questão clínica, mas um problema de saúde pública.
 

Cirurgiã vascular Bruna Stéfany Teles (Foto: Rinaldo Morelli/CLDF)

“Basta lembrar que uma a cada quatro mortes no mundo está relacionada à trombose direta ou indiretamente”, citou. “A campanha Azul e Vermelho vai muito além das cores. Ela é um alerta sobre um inimigo invisível: a trombose venosa profunda, que pode evoluir para uma embolia pulmonar, e é uma das principais causas evitáveis de morte”, afirmou.

Cuidados em viagens longas e no tempo seco

Teles fez um alerta sobre ficar sentado durante longos períodos, em especial durante voos internacionais. Ela considera, inclusive, que as companhias aéreas deveriam orientar os passageiros a fazerem exercícios com os pés e a se levantarem pelo menos um pouco durante viagens áreas, principalmente nos trajetos acima de quatro horas.
 

Thiago Campos, presidente da regional DF da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (Rinaldo Morelli/CLDF

“E a trombose no avião não é somente pela questão da imobilidade. Tem a desidratação também“, completou o cirurgião vascular Thiago Campos, atual presidente da regional DF da SBACV. Os passageiros tendem a beber pouca água durante as viagens. E o cuidado com a hidratação também deve ser observado em terra firme. “Em agosto, temos uma peculiaridade em Brasília por conta do período de seca. É impressionante o aumento do índice de trombose. O paciente desidrata”, ressaltou Campos.

A sessão solene completa pode ser assistida no canal do Youtube da TV Câmara Distrital
 

 

 



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar