Momento destacou a importância de valorizar os educadores para melhorar o ensino
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF
Registro do encontro de acolhimento com o diretor Laércio Franco; a vice-diretora Duilia Ferreira; a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e a coordenadora regional de ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.
Gestores escolares do Recanto das Emas participaram, nesta quinta-feira (5), de um café da manhã de acolhimento promovido pela Coordenação Regional de Ensino. O encontro teve como objetivo a valorização do trabalho dos gestores e promover um momento de escuta e troca de experiências fora do ambiente escolar. Estiveram presentes a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, e a coordenadora regional de ensino do Recanto das Emas, Mariana Ayres.
Durante o encontro, a secretária Hélvia Paranaguá destacou a importância da valorização dos educadores e do diálogo permanente com a categoria. Professora de carreira, ela afirmou que a Secretaria tem buscado melhorias na remuneração e nas condições de trabalho, com medidas que já se refletem na carreira e incentivam a formação continuada.
Leia também
“Eu gostaria que o salário fosse maior, porque sou professora e conheço a realidade da rede. Mas fizemos tudo o que foi possível com diálogo. A titulação melhorou a carreira e incentivou os professores a continuar estudando. Quem está na educação precisa conhecer a escola e cuidar da rede, sempre pensando nos estudantes”, afirmou.
Hélvia Paranaguá falou também sobre projetos que fortalecem o protagonismo dos estudantes, como o programa Pontes para o Mundo, e os resultados positivos já percebidos na rede pública. Segundo ela, em apenas um ano, o número de alunos aptos, que atendem aos critérios de nota, frequência e proficiência, cresceu de forma significativa, mostrando maior presença e dedicação aos estudos.
Em apenas um ano, o número de alunos aptos, que atendem aos critérios de nota, frequência e proficiência, cresceu de forma significativa, mostrando maior presença e dedicação aos estudos..
“No início, tínhamos pouco mais de 600 estudantes aptos. Hoje, são mais de três mil. Isso mostra que os alunos estão mais presentes na escola e mais motivados. São ações simples que geram grandes resultados”, apontou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
Durante o encontro, os diretores e vice-diretores que desenvolvem projetos de destaque e já foram premiados tiveram seu trabalho reconhecido. “A proposta desse momento é acolher os gestores, valorizá-los e incentivá-los a desafiar-se cada vez mais. Quando fortalecemos a gestão, conseguimos oferecer um atendimento melhor aos nossos estudantes, que são a nossa prioridade”, disse a coordenadora regional de ensino, Mariana Ayres.
Projeto premiado
A vice-diretora do Centro de Ensino Médio (CEM) 111 do Recanto das Emas, Duília Ferreira, acompanhou a delegação da escola no Prêmio Zayed de Sustentabilidade, realizado em janeiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O CEM foi finalista na categoria High Schools – Américas, com o projeto Ciclo Vivo, desenvolvido pelo Clube de Ciências da escola. O projeto foi selecionado entre mais de três mil iniciativas de 176 países e contou com a participação de dois estudantes, que representaram a escola no evento.
“Estar entre os finalistas já é uma grande conquista para uma escola pública de periferia. O projeto mostra que nossos alunos são protagonistas e que a ciência pode transformar realidades e fortalecer a esperança dentro da escola, ressaltou.”
Para o diretor do CEM 111, Laércio Franco, ser finalista em um prêmio internacional é uma grande conquista para a educação pública. O reconhecimento de uma escola do Recanto das Emas no Brasil e no exterior reforça a importância do trabalho diário de gestores, professores e estudantes.
“A ficha ainda não caiu. Foram muitos anos de trabalho para transformar uma escola desacreditada em uma escola reconhecida no Brasil e no mundo. Essa conquista é fruto do esforço coletivo e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Laércio Franco.




