Início#CLDFComissão aprova PL que autoriza funcionamento de food trucks com dimensões maiores

Comissão aprova PL que autoriza funcionamento de food trucks com dimensões maiores

Publicado em


Comissão aprova PL que autoriza funcionamento de food trucks com dimensões maiores

Com a mudança, os veículos poderão ter dimensões maiores que as permitidas atualmente, sem necessidade de Autorizações Especiais de Trânsito (AET)

Avançou na Comissão de Saúde (CSA), nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei nº 1.598/2025, de autoria do deputado Thiago Manzoni (PL), alterando a Lei nº 5.627/2016, que trata da comercialização de alimentos em food trucks no DF.

Com a mudança, os food trucks poderão ter dimensões maiores que as permitidas atualmente, respeitando os seguintes limites: Modelo A com até 14 metros de comprimento, 2,60 metros de largura e 4,40 metros de altura; e Modelo B com até 7 metros de comprimento, 2,60 metros de largura e 3,50 metros de altura. O objetivo é permitir veículos mais espaçosos, sem necessidade de Autorizações Especiais de Trânsito (AET), simplificando a fiscalização e reduzindo custos para os empreendedores.

Thiago Manzoni defendeu a modernização da legislação como essencial para o desenvolvimento do setor. “A limitação dimensional atual é um fator restritivo à capacidade de produção, à eficiência no atendimento aos clientes e à rentabilidade dos empreendedores”, afirmou. Ele acrescentou que a medida busca “estimular o empreendedorismo e a organização urbana, garantindo um negócio mais próspero e competitivo”.

Segundo o relator na CSA, deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a ampliação das dimensões não compromete os padrões sanitários, desde que sejam mantidas as exigências já previstas. “Pelo contrário, o aumento do espaço interno pode melhorar as condições de higiene e segurança alimentar, permitindo a instalação de equipamentos mais adequados e a separação de áreas de preparo”, destacou no parecer.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), que ajustou as medidas dos veículos aos parâmetros do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O colegiado deu parecer favorável ainda ao Projeto de Lei nº 1737/2025, de autoria da deputada Dayse Amarilio (PSB), que altera a Lei nº 5.941/2017, que inclui no calendário oficial de eventos do Distrito Federal o Dia Mundial do Hemofílico. As alterações previstas, de acordo com a parlamentar, vão “ampliar o conhecimento da população, combater o preconceito, incentivar doações de sangue e promover políticas públicas que garantam o cuidado integral aos pacientes”.

As propostas avançaram com votos favoráveis dos deputados Pastor Daniel de Castro, Jorge Vianna (PSD) e Dayse Amarilio. Com a aprovação, seguem para análise nas demais comissões antes de serem votadas em Plenário. A reunião ordinária da Comissão de Saúde pode ser assistida na íntegra pelo YouTube da CLDF.

 

 



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar