Por iniciativa do deputado Robério Negreiros (PSD), o dia 9 de outubro passa a ser reconhecido oficialmente como Dia do Autismo no Orçamento. A data passa a ser incluída no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, a partir da Lei 7.766/2025, publicada nesta quinta-feira (27). A nova norma acrescenta o termo “no Orçamento” ao Dia do Autismo, já previsto na Lei 5.078/2013, também de autoria de Negreiros.
“Esta é mais uma conquista que alcançamos em defesa dos direitos dos autistas do DF, sendo muito importante para que a inclusão e o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam priorizados nas discussões orçamentárias”, ressalta o deputado.
Entidades defensoras dos direitos das pessoas com autismo, por iniciativa de militantes da causa, já comemorram tradicionalmente todos os anos, em 9 de outubro, no DF e no Brasil, o Dia do Autismo no Orçamento.
Nesta data, em especial, as organizações não-governamentais Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) e a Associação dos Amigos dos Autistas do DF (AMA-DF) mobilizam seus integrantes de forma a tentar viabilizar políticas públicas para esse segmento.

