Iniciativa foi uma parceria entre a SEEDF e a SES-DF para imunização de jovens
Por Catharina Braga*, Ascom/SEEDF
Em mobilização pelo Dia Mundial de Eliminação do Câncer de Colo de Útero, celebrado em 17 de novembro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Salão Nobre da Câmara dos Deputados recebeu na última quarta-feira (19), estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 106 do Recanto das Emas para um Ato Solene com autoridades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), da Secretaria de Saúde (SES-DF) e do grupo Mulheres do Brasil, para debater a importância da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano).
Para a diretora de Atendimento e Apoio à Política do Estudante da SEEDF, Larise Cavalcante, da Subsecretaria de Apoio às Políticas Educacionais (Suape), a parceria entre as pastas e a organização foi fundamental para promover uma campanha efetiva de vacinação contra cânceres que acometem jovens de 10 a 19 anos.
Leia também
“O evento faz parte do Programa Saúde na Escola, que trata da imunização dos estudantes para diferentes doenças, além do HPV. O grupo Mulheres do Brasil entrou em contato conosco para reforçar a adesão às vacinas e sensibilizar alunos, famílias e professores”, explicou a servidora.
Larise Cavalcante também destacou a relevância da iniciativa por dar protagonismo aos estudantes nas decisões sobre sua própria saúde, além de fornecer informações confiáveis e com base científica.
O aluno Caio Leonardo, 14 anos, foi o primeiro a se vacinar no evento | Foto: Sandro Araújo, Ascom/SES-DF.
O Ato Solene foi uma continuidade das campanhas Outubrinho Rosa e Novembrinho Azul, que promovem a conscientização sobre os impactos do HPV na saúde de meninas e meninos, destacando a vacinação como ferramenta essencial de proteção, em debates realizados nas escolas do Recanto das Emas. A coordenadora regional de ensino, Mariana Ayres, afirmou estar honrada por sua rede ter sido a primeira a receber a campanha. “Ficamos muito felizes em contribuir com essa parceria entre educação e saúde”, destacou.
Além da palestra, com espaço para esclarecimento de dúvidas sobre o vírus, os alunos da CEF 106 que ainda não haviam se vacinado contra o HPV puderam receber a imunização no evento. A estudante do 9º ano, Emily Yasmin, 14 anos, disse ter ficado orgulhosa de participar do Novembrinho Azul. “Fiquei contente de poder tomar essa vacina, que é tão importante para a minha geração e para a proteção de mais pessoas”, compartilhou.
A presidente do Grupo Mulheres do Brasil em Brasília, Janete Vaz, foi uma das autoridades presentes no evento | Foto: Sandro Araújo, Ascom/SES-DF.



