Com vitória, equipe de ginástica artística masculina garantiu o terceiro lugar geral na competição
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF, enviado especial a Uberlândia (MG)
Os estudantes-atletas Henrique Peres, Henzo Lopes e Rafael Isaac com o técnico Carlinhos| Foto: Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF.
A equipe de ginástica artística masculina do Distrito Federal fez bonito nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) Sub-14 2025, realizados em Uberlândia (MG), entre os dias 5 e 28 de outubro. O show de apresentações e técnicas dos estudantes-atletas Henrique Peres, de 12 anos, do La Salle, e Henzo Lopes, de 13, do colégio Origem, garantiram resultados importantíssimos na competição e ajudaram o DF a conquistar o terceiro lugar geral por equipes na disputa.
Os ginastas do DF conquistaram dez medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze | Foto: Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF.
Também integrou o time o atleta Rafael Sado Isaac, de 13 anos, do colégio Eleva, que reforçou o grupo brasiliense. A equipe foi comandada pelo técnico Carlos Augusto, conhecido como Carlinhos, que foi eleito o terceiro melhor treinador da série ouro e o segundo melhor da série prata.
No total, os ginastas do DF conquistaram dez medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Entre os destaques individuais, Henrique Peres deu um verdadeiro show nas provas do cavalo e das paralelas, conquistando o ouro nas duas categorias da série ouro. Ele também ficou com o bronze no salto, a prata nas argolas e o bronze na barra.
Já Henzo Lopes subiu ao pódio em várias provas: foi campeão no cavalo e nas paralelas (série prata), vice-campeão no solo (série prata) e ainda garantiu bronze na barra e nas argolas (série ouro).
Para o técnico Carlinhos, o resultado é fruto de muito trabalho e dedicação dos jovens atletas. “Eles treinaram com disciplina e alegria. O mais importante é ver que estão crescendo não só como atletas, mas também como pessoas. Essas medalhas representam o esforço diário, o apoio das famílias e o amor pelo esporte”, destacou o treinador.
O atleta Arthur Zanetti esteve presente na premiação | Foto: Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF.
Henrique Peres, que conquistou duas medalhas de ouro, falou com entusiasmo sobre a experiência: “Foi muito emocionante representar o DF. Eu treinei bastante e fiquei muito feliz com o resultado. Quero continuar evoluindo e, quem sabe, chegar à seleção brasileira um dia”, contou o ginasta.
Maior competição escolar do país
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e reúnem estudantes de todo o país em diversas modalidades esportivas. A edição de 2025 aconteceu em Uberlândia (MG) e contou com a participação de mais de oito mil atletas de escolas públicas e particulares.
Leia também




