Mesmo no exterior, estudantes conciliam vivência internacional e preparação para o Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF, enviado especial ao Reino Unido
No Pembrokeshire College, no País de Gales, alunos conciliam os estudos do college e simulados do PAS | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.
Uma semana depois de chegarem ao Reino Unido e conhecerem os colleges britânicos onde estudarão pelos próximos três meses, os discentes da rede pública de ensino do Distrito Federal do programa Pontes para o Mundo, agora, estabelecem uma rotina de estudos para conciliar a vivência internacional e a preparação para o Programa de Avaliação Seriada (PAS).
No Pembrokeshire College, no País de Gales, alunos contam com salas modernas, bibliotecas e computadores disponíveis para os períodos de estudo. Além disso, os estudantes do Pontes receberam acesso gratuito ao Guia do PAS, material didático disponibilizado pela Universidade de Brasília (UnB).
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A prova, antes prevista para 7 de dezembro, foi adiada para o dia 14, garantindo mais tempo de adaptação e estudo após o retorno deles ao Brasil. Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Isaias Aparecido, a parceria com a UnB foi um passo importante e mostra o reconhecimento do impacto do projeto.
“A UnB se sensibilizou com a magnitude do programa e compreendeu que apoiar esses jovens é investir no futuro do Distrito Federal. Com os simulados, conseguimos comparar o desempenho deles com estudantes de escolas públicas e particulares do DF, ampliando as oportunidades de preparação.”
Igor dos Santos, 17 anos, estuda no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit), e conta como vem se preparando no Pembrokeshire College para a segunda etapa da prova em dezembro. “Eu já estava estudando bastante no Brasil, e quando soube que viria para o Reino Unido, fiquei feliz em saber que a SEEDF estava disponibilizando a plataforma do Guia do PAS e as apostilas para a gente ter um estudo ainda melhor. Agora já tenho uma rotina de estudos aqui, pois chego em casa, dou uma olhada nos livros. É tudo gratuito e personalizado, com mentoria, simplesmente incrível“, contou.
Paridade
Já na cidade de Neath, no NPTC Group of Colleges, a aluna Giovanna Rosa Borba, 17 anos, explica que conciliar o intercâmbio com os estudos para o PAS tem sido uma experiência única. A estudante falou sobre o suporte do Guia do PAS, com aulas estruturadas, mentores, livros e um painel de desempenho que acompanha sua evolução. “Mesmo estando fora, sinto que tenho tudo de que preciso ao meu alcance. O Guia do PAS tornou essa experiência perfeita para mim e para todos os alunos do programa”, indicou.
O secretário-executivo da SEEDF destacou a importância de garantir igualdade de condições para os intercambistas. “É essencial assegurar que esses alunos tenham condições justas no PAS e possam ingressar na universidade. A mudança de data representa a valorização do programa e deles também”, disse.
Para a professora Helena Regina Cavalcanti, que acompanha os alunos durante os primeiros dias de intercâmbio, o apoio da universidade foi fundamental. “Primeiro, gostaria de esclarecer que essa alteração no calendário garante que nossos estudantes possam chegar, descansar e ter uma semana a mais de preparação“, comentou.
Visita técnica da Secretaria de Educação
A equipe da Secretaria de Estado de Educação do DF realizou, na quinta-feira (11), uma visita técnica ao Pembrokeshire College, onde um grupo de estudantes realiza o intercâmbio. Durante a visita, conheceram os espaços do colégio, como laboratórios, academia e bibliotecas, além de compartilhar um almoço com os alunos, oportunidade para acompanhar de perto a rotina e o ambiente de estudo proporcionado pelo intercâmbio.