- PUBLICIDADE -
Início#CLDFComissão aprova Título de Cidadã Honorária de Brasília para Fernanda Torres

Comissão aprova Título de Cidadã Honorária de Brasília para Fernanda Torres

Publicado em


A Comissão de Assuntos Sociais aprovou, na manhã desta quarta-feira (20), o projeto de decreto legislativo 265/2025, uma iniciativa do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD) que concede o Título de Cidadã Honorária de Brasília para a atriz e escritora Fernanda Torres.

Filha dos renomados atores Fernanda Montenegro e Fernando Torres, a atriz iniciou a trajetória artística aos 13 anos. Estreou no cinema em 1983, com o filme Inocência, baseado no livro de mesmo nome do escritor Visconde de Taunay. Em 1986, aos 20 anos, se tornou a primeira brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes pela atuação em Eu Sei que Vou Te Amar, obra dirigida por Arnaldo Jabor.

Na televisão, Fernanda Torres é amplamente reconhecida pelas perosnagens Vani, do seriado Os Normais (2001), e Fátima, em Tapas & Beijos (2011-2015). Além de atriz, Fernanda é escritora. Lançou seu primeiro romance, Fim, em 2013, que foi aclamado pela crítica e adaptado para uma série em 2023. 

Em 2025, venceu Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, pela atuação como a advogada Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui (2024), dirigido por Walter Salles. Na ocasião, tornou-se a primeira mulher latino-americana, lusófona e brasileira a vencer o prêmio.
 

Rogério Morro da Cruz (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

Segundo Morro da Cruz, a honraria é uma forma de reconhecer a contribuição da atriz para a cinematografia nacional. “Com uma trajetória brilhante e diversificada, Fernanda Torres continua sendo uma artista inovadora e uma figura central na cultura brasileira, transitando com maestria entre diferentes formas de arte e inspirando gerações de criadores e intérpretes”, enfatiza o parlamentar.

Personalidades de destaque

Os membros da Comissão de Assuntos Sociais aprovaram, na reunião desta quarta-feira, outras quatro iniciativas que prestigiam personalidades de destaque no DF:

PDL 190/2024, de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos): concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao defensor público-geral do Distrito Federal, Celestino Chupel.

• PDL 231/2024, de autoria do deputado Martins Machado: concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao advogado Leonardo Henrique Mundim Moraes Oliveira.

• PDL 306/2025, de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz: concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao engenheiro civil Luiz Felipe Cardoso de Carvalho.

• PDL 233/2024, de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz: concede o Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao advogado Cristiano Mangueira de Sousa.



Source link

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar