Sessões buscam ampliar o bem-estar e preparar os estudantes para as vivências e os desafios do intercâmbio
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
Atividade realizada na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) visa a preparar estudantes para experiência no Reino Unido | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
A menos de um mês do embarque, os preparativos para a viagem dos estudantes selecionados pelo programa de intercâmbio Pontes para o Mundo estão a todo vapor. Para além de separar o caderno, a caneta e as roupas na mala, este também é um momento de cuidar da saúde mental, passo fundamental para potencializar os aprendizados, ampliar a autonomia e enriquecer ainda mais a vivência que terão no Reino Unido.
Pensando em oferecer um suporte integral, que contemple não apenas a parte acadêmica, mas também o bem-estar emocional, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), com o apoio técnico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), iniciou, na segunda-feira (8), a realização de sessões de acompanhamento psicológico com os estudantes selecionados e suas famílias.
Os encontros acontecem ao longo da semana, até sexta-feira (15), em blocos, nos quais estão organizados os participantes e seus familiares. As sessões têm como objetivo preparar os estudantes para a experiência internacional, orientando-os a buscar ajuda quando necessário e, especialmente, a desenvolver autonomia por meio de exercícios de autorregulação, realizados durante as atividades.
A psicóloga da Diretoria de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante (Diase) da SEEDF, Clara Outeiral, integra a equipe responsável pelos atendimentos preventivos e também fará parte do grupo de profissionais que acompanhará os alunos em parte do intercâmbio.
Segundo Clara, oferecer esse cuidado é fundamental para garantir uma preparação integral aos estudantes. “Não adianta pensar apenas no aspecto acadêmico do programa. É preciso trabalhar também as habilidades pessoais e socioemocionais. Como eles ainda estão em fase de formação, esse suporte é importante para prevenir possíveis dificuldades e orientar estratégias de cuidado no dia a dia, incentivando a autonomia e o desenvolvimento emocional”, explica a psicóloga.
Suporte em solo estrangeiro

A psicóloga Clara Outeiral integra a equipe responsável pelos atendimentos preventivos e também acompanhará os alunos em parte do intercâmbio | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Durante os atendimentos, os adolescentes participaram de atividades práticas, como a escrita de cartas para si mesmos, que serão lidas ao final da viagem. A proposta é que possam perceber as transformações e o crescimento pessoal proporcionados pelo intercâmbio.
Clara também explicou para os discentes como será o atendimento, uma vez que se encontrem em solo estrangeiro. “Eles terão acesso a atendimento médico e psicológico por meio do seguro de saúde contratado, mas nossa intenção é atuar como ponte, garantindo que se sintam seguros para buscar ajuda. Já teremos um vínculo estabelecido aqui, o que facilita muito na hora de recorrer a nós lá fora”, reforçou.
Com esse cuidado ampliado, a SEEDF reforça o compromisso de oferecer aos intercambistas não apenas uma experiência acadêmica e cultural, mas também o suporte necessário para que ela seja vivida com mais segurança, equilíbrio e autonomia.